cultura de segurança de alimentos

Cultura de Segurança dos Alimentos – Visão e Pessoas

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Você sabe o que é a cultura de Segurança de alimentos e qual a sua importância? É por meio dela que a empresa garante a qualidade do produto oferecido ao consumidor final, ou seja,  o produto deve chegar nas ideais condições de preparo, armazenamento e segurança para que o comprador não seja lesado de nenhuma forma após fazer uso do alimento fornecido.

Dimensões da cultura de Segurança de alimentos

Para que todo o ciclo  aconteça, a  cultura de Segurança de alimentos envolve vários processos que juntos são essenciais para garantir a qualidade do serviço oferecido pelas empresas alimentícias. As 5 dimensões fazem parte da GFSI (Global Food Safety Initiative), criada para estabelecer padrões de segurança alimentar dos fabricantes e padrões agrícolas.  As dimensões correspondem aos valores compartilhados, crenças e normas que afetam o comportamento em relação à segurança de alimentos, em toda a organização. Dentre eles, as dimensões Pessoas e Visão se tornam norte para gerenciar todo o procedimento. 

Pessoas 

A dimensão Pessoas envolve desde o plantio ao processo de embalagem, ou seja, todos aqueles que estão envolvidos na produção dos alimentos, tendo como norte valores, crenças e normas compartilhadas que funcionam como uma cadeia, afetando todo o comportamento em relação à segurança de alimentos na organização.  Na governança, deve-se estabelecer um ciclo de educação dos funcionários sobre os passos a serem tomados, para comunicar suas preocupações éticas ao pessoal apropriado da empresa. Portanto, a estratégia deve ser feita por meio de incentivos, reconhecimentos e punições. Os fatores fundamentais da dimensão pessoas são a capacitação, treinamento e educação, eles são fundamentais para entender o nível de conhecimento e de confiança dos colaboradores para determinar as ações inspirando a fidelidade e o compromisso com os processos éticos da empresa.

Missão e Visão

Essas dimensões comunicam a razão de existência da empresa e como isso se traduz em expectativas e mensagens específicas para suas partes interessadas. Essa dimensão deve se desenvolver no nível estratégico e organizacional e desdobrar-se para os temas relacionados às expectativas sobre a segurança de alimentos. Missão e visão devem ser consideradas norte e podem incluir mudanças nos requisitos, compra de um novo negócio, mudanças na categoria do produto ou entrar em novos mercados. Em seu canal no Youtube, a BRQuality Consultoria e laboratório, disponibiliza uma série de conteúdos contemplando as 5 dimensões da cultura de segurança dos alimentos, clique para saber mais.   Obs: Texto desenvolvido com base no conteúdo de Rubiana Enz.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

3 + vinte =