vista-superior-de-alimentos-saudaveis-para-a-composicao-de-aumento-de-imunidade

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado todo dia 7 de junho, este ano chega à sua quinta edição, ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo. 

Por: Keli Lima Neves

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado todo dia 7 de junho, este ano chega à sua quinta edição, ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo. Seu principal objetivo é chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável. 

O slogan ou lema do dia mundial da Segurança dos alimentos é: “Segurança dos alimentos é assunto de todos” e por aqui, nós acreditamos muito neste lema. 

Você sabia que o SEMEAR existe exatamente com esse propósito? Levar informação sobre Segurança dos alimentos para todos, por isso estamos divididos em categorias: Industria, Serviço de Alimentação e Consumidores e buscamos gerar conteúdo e iniciativas para todas as pessoas, de criança aos adultos, de indústria ao consumidor! 

Cada ano, um novo tema é definido, para moldar e incentivar ações por parte de empresas privadas, públicas e instituições de ensino em todo o mundo.  

Vamos relembrar os temas dos anos anteriores? 

2019: O Futuro da Segurança dos Alimentos. 

2020: Segurança dos Alimentos, responsabilidade de todos. 

2021: Alimentos seguros agora para um amanhã saudável. 

2022: Alimentação Segura, Melhor Saúde. 

2023: Padrões alimentares salvam vidas. 

O tema deste ano, vem ao encontro da comemoração de 60 anos da Comissão do Codex Alimentarius. 

A ideia de trazer esse tema para discussão é demonstrar a importância das publicações de normas, regulamentos e padrões. Graças aos esforços dedicados por estes formuladores de políticas e padrões, a conscientização sobre segurança dos alimentos está aumentando.  

As normas que estabelecem padrões são importantes para garantir a saúde dos consumidores e também os padrões de qualidade dos produtos, de forma a estabelecer concorrências justas e garantir padrões nutricionais dos alimentos em suas categorias.  

Todos podem desempenhar um papel ativo na prevenção de doenças transmitidas por alimentos, e o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos oferece uma oportunidade para comemorar.  

Use este guia para gerar ideias para sua participação no (ou próximo) dia 7 de junho de 2023. Deixamos aqui a versão traduzida para você!

 

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

4 × quatro =