R

Natura: um exemplo de ESG

O que essa empresa tem a nos ensinar sobre ESG 

Por: Keli Lima Neves

Você sabia que a empresa Natura é um exemplo de empresa que se destaca no quesito Ambiental, Social e Governança (ESG)? 

A empresa brasileira de cosméticos tem uma forte cultura de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, o que se reflete em suas práticas de negócios e no impacto que ela busca causar no mundo.

A empresa de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria é exemplo de governança corporativa, diversidade e sustentabilidade. 

A empresa apresenta a sua preocupação com as boas práticas de ESG desde sua concepção e idealização em 1969, estando presente em seu branding: o respeito ao meio ambiente e a valorização das pessoas.

 

Ambiental

No aspecto ambiental, a Natura tem uma política de redução do impacto ambiental em suas operações, desde a escolha de matérias-primas até a destinação de resíduos. A empresa também investe em projetos de reflorestamento e conservação da biodiversidade. Além disso, a Natura é a primeira empresa de cosméticos a neutralizar suas emissões de carbono.

Também criou condições para o incentivo do uso de refis e reciclagem de suas embalagens, assim como a criação da linha Ekos, que utiliza os recursos naturais da Floresta Amazônica, incentivando a preservação do bioma e geração de renda para as comunidades ribeirinhas.

Social

No aspecto social, a Natura tem um forte compromisso com a inclusão e diversidade. A empresa apoia projetos sociais que beneficiam comunidades vulneráveis e também promove a igualdade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, valoriza a participação dos seus colaboradores e oferece um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso.

A Natura abriu, em 1974, uma ampla frente de oportunidade para as mulheres adquirirem sua independência financeira, através da possibilidade de empreender com a venda de seus produtos.

Governança

A Natura é uma empresa de capital aberto e segue práticas transparentes e éticas de governança corporativa. A empresa tem uma política clara de combate à corrupção e promove a transparência em suas operações.

Vale destacar o grande marco para a empresa que foi: se tornar uma empresa brasileira de carbono neutro e a primeira, de capital aberto, do Sistema B – certificação internacional que analisa práticas de sustentabilidade industrial, diversidade entre os colaboradores e presença de mulheres em cargos gerenciais.

 

O ESG nas industrias de alimentos.

Se você é um profissional de Food Safety e quer engajar sua equipe e toda a empresa nos programas de Segurança dos Alimentos, se você quer trabalhar a Segurança dos Alimentos na esfera de Cultura e não apenas de programa, então, preocupe-se com o S do ESG. 😉

Os principais temas de ESG para 2023.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

dezenove + cinco =