senso de propósito

Senso de propósito: tenha colaboradores mais felizes e motivados

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O quanto as pessoas que trabalham na sua empresa entendem o propósito do que fazem? O orgulho em pertencer se refere aos funcionários que encontram propósito no que fazem e se sentem parte importante da engrenagem que move a empresa.  O colaborador sabe que o seu trabalho, somado ao da equipe, terá um grande impacto, por isso, ele atua com admiração e prazer

O que é senso de propósito?

Nos últimos anos, a gestão de pessoas mostrou que era possível manter — e aumentar — a lucratividade sem desgastar o físico e o emocional dos colaboradores.  Para isso, surgiu o senso de propósito, é por meio dele que a empresa consegue engajar todos da equipe de maneira fluida para conseguir atingir os objetivos. Dedicar-se ao senso de propósito é um diferencial para empresa, isso a faz ter destaque e reconhecimento no mercado por suas boas práticas.  Todos os envolvidos se beneficiam dos resultados positivos da ação, por isso, todos trabalham com dedicação e responsabilidade ao que fazem para não só atingir metas, mas sim levar legados, ajudar pessoas e contar histórias

O papel do líder

O pilar de toda equipe é o líder, ele deve manter uma comunicação clara e assertiva com os colaboradores para assim atingir os propósitos da empresa:  
  • Valorizar a igualdade: Dentro da organização, todos desempenham funções diferentes, porém, cada uma tem sua importância. Valorize cada uma delas de forma igualitária.
 
  • Celebrar as conquistas: A política de feedbacks é a melhor opção para alinhar estratégias, para isso, não deixe de elogiar um trabalho, isso torna o processo mais harmonioso e o colaborador se sente reconhecido. 
 
  • Estimular o senso de pertencimento da equipe: Mostre as pessoas que todos são parte de uma engrenagem, e que passam por desafios juntos, mas também colhem resultados positivos.
 
  • Demonstração de confiança: Dar autonomia é imprescindível para tornar as ações da equipe mais dinâmicas, como a resolução de problemas e contratempos, de aos colaboradores o “sentimento de líder”.
 
  • Atenção às pessoas: Os seus colaboradores são também pessoas, portanto, cuide para que elas recebam atenção especial, mostre que a sua empresa se importa com o que acontece fora dos muros. 
 
  • Realização de pesquisas internas: As pesquisas internas são ótimas alternativas para saber a opinião dos colaboradores, invista em pesquisas e a partir delas ficará claro em quais pontos a empresa pode melhorar. 
 

Senso de propósito na cultura de segurança de alimentos

  Conforme a GFSI, a Global Food Safety Initiative, é “Cultura de Segurança de Alimentos corresponde aos valores compartilhados, crenças e normas que afetam a mentalidade e o comportamento em relação à segurança de alimentos, em toda a organização”. Portanto, quando falamos em senso de propósito na cultura de segurança de alimentos, devemos ressaltar o papel do colaborador para garantir a qualidade e sabor do produto que será oferecido.  Porém, além de qualidade, a equipe deve ter em mente como aquele produto irá beneficiar uma família, por exemplo, gerar um momento agradável e ser reconhecido por seu legado.  Compartilhar seus próprios objetivos e resultados de segurança de alimentos com sua equipe é uma excelente maneira de modelar responsabilidade e transparência e mostra como os objetivos individuais estão interligados com o avanço da cultura da organização.

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