Nós do Semear apoiamos a acessibilidade! Ouça nosso conteúdo em áudio:
Por: Clara Takayama
#alimentonutricaoseguranca
O conceito:
O conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é um conceito que há anos está em constante construção. Afinal de contas, ao passo que a história da humanidade avança, as relações de poder nas sociedades se modificam e os interesses na questão alimentar se alteram, o conceito de SAN também fica sujeito a mudanças. Tal mudança conceitual vem ocorrendo tanto em nível nacional quanto internacional e se ajusta às diversas necessidades que cada povo e cada época possuem. No Brasil, por exemplo, esse tema é debatido há pelo menos 20 anos.
Atualmente, segundo a da Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Elementos conceituais da SAN
Percebam que o conceito atual de SAN engloba duas dimensões diferentes e inseparáveis: a alimentar e a nutricional.Dimensão alimentar
A dimensão alimentar faz referência a todos os processos de disponibilidade dos alimentos, o que inclui produção, comercialização e acesso, de forma que seja:- suficiente para suprir a demanda;
- estável para assegurar a oferta permanente, mesmo com as oscilações sazonais;
- equitativa para assegurar o acesso de todos e todas aos alimentos e manter ou recuperar a saúde, em qualquer idade e em diferentes grupos populacionais.
- sustentável nos âmbitos ambiental, social, econômico e cultural, para garantir a SAN das gerações futuras.
Dimensão nutricional
Já a dimensão nutricional está relacionada à escolha, ao preparo e ao consumo de alimentos e sua implicação na saúde das pessoas, como por exemplo:- escolha de alimentos que sejam saudáveis;
- preparo dos alimentos de forma a preservar seus nutrientes e inocuidade;
- consumo saudável e adequado à idade;
- promoção de cuidados com a própria saúde, de sua família e de sua comunidade de forma a assegurar a utilização adequada dos alimentos consumidos.
- melhoria de fatores ambientais que também influenciam a saúde e nutrição, a exemplo das condições econômicas, ambientais, culturais e psicológicas.
Adicione um comentário