Nós do Semear apoiamos a acessibilidade! Ouça nosso conteúdo em áudio:
Equipe MOOVA e Keli Lima
Você sabe o que são os perigos radiológicos e como eles podem afetar os alimentos? Os perigos radiológicos são aqueles oriundos de radionuclídeos que podem estar relacionados com os alimentos, expondo as pessoas a contaminação com compostos radiológicos e gerando efeitos adversos à sua saúde.
Tais efeitos dependem do radionuclídeo e do grau de radiação na qual a pessoa foi exposta. Porém, a forma mais comum de contaminação por perigos radiológicos é através do uso de água com presença de radionuclídeos na produção ou manufatura do alimento (o que está também relacionado a regiões específicas e que passaram por situações de acidentes ambientais envolvendo usinas nucleares).
A preocupação com os perigos radiológicos nos alimentos surgiu em 1986, quando o acidente na usina nuclear de Chernobyl (localizada na antiga URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, especificamente na Ucrânia) fez com que ocorresse uma precipitação de radionuclídeos em uma vasta área da Europa e da Ásia, causando graves perturbações na produção e no comércio de produtos alimentícios.
Adicione um comentário