O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado em todo o mundo hoje, dia 7 de junho, para chamar a atenção da população para essa questão e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar.
A celebração tem o objetivo de encorajar todos, do produtor ao consumidor, a adotar padrões de segurança ao longo da cadeia produtiva de alimentos. Isso ajuda a reduzir as doenças transmitidas por alimentos, que são quase totalmente evitáveis.
Neste ano, em sua quinta edição, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO) para marcar a data é “Padrões alimentares salvam vidas”.
Segurança dos alimentos é um assunto que precisamos nos preocupar o tempo inteiro, mas é importante termos um dia específico para parar e pensar para traçar uma estratégia para movimentar sobre o assunto. O principal objetivo dessa data é chamar atenção, é inspirar para ajudar a prevenir a detectar as doenças e a gerenciar os riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, na região das Américas, 77 milhões de pessoas sofrem de doenças transmitidas por alimentos e mais de 9 mil morrem por esse motivo. Do número total de pacientes, 31 milhões são menores de 5 anos, dos quais mais de 2 mil morrem.
Na BRQuality acreditamos e nos importamos com essa data, por isso, fazemos várias ações, como o Semear, este blog em que além de levarmos informação, movimentamos também eventos para poder levar a informação para os diferentes públicos. Pois só vamos conseguir melhorar os hábitos, melhorar os números relacionados às doenças transmitidas por alimentos, movimentando muitos assuntos relacionados à segurança dos alimentos, através dos trabalhos que fazemos pelo Semear.
Temas do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO) celebra esta data há cinco anos, os temas dos anos anteriores foram:
2019: O Futuro da Segurança dos Alimentos.
2020: Segurança dos Alimentos, responsabilidade de todos.
2021: Alimentos seguros agora para um amanhã saudável.
2022: Alimentação Segura, Melhor Saúde.
2023: Padrões alimentares salvam vidas.
O tema deste ano veio juntamente com a comemoração dos 60 anos do Codex Alimentarius, o programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação/Organização Mundial da Saúde (FAO/OMS), e a ideia de trazer esse tema é para realmente pensarmos o quanto é importante. Já que o Codex Alimentarius possui 236 normas, 84 diretrizes, 56 códigos da prática, 126 níveis máximos de contaminantes em alimentos e mais de 10.000 padrões quantitativos, cobrindo níveis máximos de aditivos alimentares e limites máximos de resíduos de pesticidas e medicamentos veterinários em alimentos. (Dados de fevereiro de 2023).
Padrões alimentares salvam vidas
Os padrões alimentares são definidos por instituições diferentes. Todos os países têm os seus órgãos regulamentadores e no Brasil temos Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Inmetro que é o órgão brasileiro responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade e são as regras estabelecidas por eles que nós precisamos seguir.
São esses padrões que trazem a segurança que precisamos, a segurança que nós, enquanto consumidores, precisamos para ter certeza que o alimento que estamos trazendo para nossa mesa é um alimento seguro.
Os padrões são muito importantes, pois a partir do momento que seguimos estas regras, estamos garantindo que o produto que será enviado para os consumidores possui e segue um padrão, que é seguro para o consumo, que ele segue um padrão de qualidade.
Os padrões também tornam a concorrência mais justa. Precisamos conhecer quais são as normas e quais são os padrões que existem para aquele produto, para aquela atividade que é desenvolvida.
Adicione um comentário