Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio:
Por: Keli Lima Neves e Henrique de Castro Neves
#segurançadealimentos
Você sabia que nos Estados Unidos existe um mês dedicado à educação em segurança dos alimentos?
É isso mesmo, os norte-americanos consideram o mês de setembro, como o mês nacional da educação em segurança dos alimentos. Neste mês que se encerra hoje, diversos materiais foram produzidos e veiculados por autoridades, como o FDA, instituições do setor, como a IFT, além de empresas privadas do segmento de alimentos e bebidas.
Neste ano, foram trabalhados quatro conceitos básicos, mas muito úteis para a manutenção da segurança do alimento, a saber: (i) Limpeza, (ii) Separação, (iii) Cocção, (iv) Resfriamento. Indicando ao público geral que através destas simples ações é possível evitar e/ou eliminar contaminações que possam trazer risco a saúde, seja, por microrganismos ou outros contaminantes.
Para ajudar as empresas e instituições, o FDA estruturou alguns recursos para facilitar, engajar e padronizar informações, como:
- Manuseio de alimentos: siga estas quatro etapas principais para uma alimentação segura.
- Segurança dos alimentos na Sua Cozinha: dicas para compras, armazenamento e preparação de refeições seguras.
- Risco de contaminação por Doenças Transmitidas por Alimentos: saiba quais são as pessoas que estão mais susceptíveis a essas doenças – Grupos de risco.
- Segurança dos alimentos para mulheres grávidas: encontre informações sobre segurança alimentar antes, durante e depois da gravidez.
- Segurança de alimentos diária para jovens adultos: aprenda sobre segurança na manipulação de alimentos, quer esteja cozinhando em casa, jantando fora ou comendo refeições prontas em trânsito.
- Programa de Educação Médica Continuada: aprenda como identificar, tratar e relatar doenças transmitidas por alimentos.
Adicione um comentário