Conhecimento que Transforma
a Segurança dos Alimentos!
Juntos, semeamos conhecimento para colher um futuro mais seguro

A França tem registrado um aumento preocupante nos casos de intoxicação relacionados à colheita e consumo de cogumelos silvestres, com centenas de ocorrências nos últimos meses. Desse modo, Centros de Controle de Envenenamento têm monitorado a situação desde julho, observando um pico significativo a partir de setembro e a expectativa de que outubro seja o mês com maior número de incidentes.
De acordo com a Agência Francesa de Saúde Alimentar, Ambiental e Ocupacional (ANSES) em outubro começa a temporada de colheita de cogumelos selvagens. Ademais, a intoxicação ocorre principalmente em razão da confusão de uma espécie comestível com uma variedade tóxica, pela má conservação e também pelo consumo de cogumelos em mau estado, mal cozidos ou consumidos em excesso.
Em 2024, os Centros de Controle de Intoxicação na França registraram 1.363 casos de pessoas que haviam consumido cogumelos. Embora a maioria das intoxicações tenha sido leve, 41 casos foram considerados graves, incluindo três óbitos e três casos de insuficiência renal crônica. Os sintomas mais comuns foram dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia.
A ANSES enfatiza a importância de nunca consumir cogumelos silvestres crus e de cozinhá-los por, no mínimo, 20 minutos. A agência também desaconselha a oferta de cogumelos colhidos na natureza a crianças pequenas. Além disso, recomenda-se que um especialista verifique os cogumelos colhidos para garantir que sejam comestíveis. Tipos comestíveis populares, como o cogumelo-dos-prados e a rússula, podem ser confundidos com o venenoso Amanita phalloides, que cresce principalmente em florestas de julho a outubro e também pode ser encontrado em parques.
O Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) estima que os cogumelos sejam responsáveis por pelo menos 80% de todas as intoxicações fatais por cogumelos na Alemanha. A partir de janeiro de 2026, o BfR estabelecerá um Registro Alemão de Envenenamentos para compilar e analisar dados de casos de intoxicação em todo o país. Segundo o Dr. Yuri Bruinen de Bruin, chefe da divisão do Registro Nacional de Venenos do BfR, “na Alemanha, existem cogumelos altamente venenosos que se parecem com cogumelos comestíveis. Mesmo coletores experientes podem se enganar”.
Food Safety News. Hundreds poisoned by mushrooms in France. Disponível em: https://www.foodsafetynews.com/2025/10/hundreds-poisoned-by-mushrooms-in-france/. Acesso em: 17 out. 2025.
Fonte da imagem: Freepik.