Tendências globais de alimentos e bebidas 2026

Tendências globais de alimentos e bebidas 2026

Tendências globais de alimentos e bebidas 2026

O setor global de alimentos e bebidas está em constante evolução, impulsionado por desafios globais como as mudanças climáticas, interrupções na cadeia de suprimentos e impactos crônicos na saúde. A Mintel, líder em inteligência de mercado, publicou suas Previsões Globais de Alimentos e Bebidas para 2026. Assim, oferecendo uma visão estratégica para as marcas que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar em um cenário de adversidades.

Ademais, a Mintel argumenta que a oportunidade para as marcas reside em fomentar a resiliência, demonstrando que elas também estão navegando por essas questões e oferecendo soluções que capacitam os consumidores a resistir e prosperar em meio à adversidade.

As previsões de longo prazo, que mapeiam o futuro do setor até 2030 e destacam três  tendências principais que moldarão o comportamento do consumidor e a inovação de produtos.

As 3 principais previsões globais de alimentos e bebidas para 2026
  1. “Maxxing” para fora, diversidade para dentro
    Esta tendência marca uma transição de dietas focadas em maximizar um único nutriente, como proteína ou fibra (o conceito de “maxxing”), para a adoção de dietas mais inclusivas. Com isso, os consumidores buscarão incorporar uma variedade diversa de ingredientes semanalmente para fortalecer e sustentar a saúde a longo prazo. Desse modo, o foco se desloca para a diversidade dietética aprimorada, reconhecendo que a saúde sustentável reside na amplitude e na variedade dos alimentos consumidos.

  2. Rejuvenescimento retro
    Em um mundo moderno que frequentemente gera uma sensação de perda de controle, os consumidores encontrarão conforto e confiança em produtos enraizados em tradições práticas e confiáveis. Marcas que se baseiam em ingredientes de herança e medicinas ancestrais serão vistas como guardiãs culturais, combinando sabor com longas histórias de benefícios funcionais.

  3. Intencionalmente sensorial
    O apelo multissensorial dos alimentos e bebidas está amadurecendo. Desse modo, o que antes era visto como novidade passará a ser uma criação intencional e proposital. Os produtos multissensoriais buscarão intensificar as conexões emocionais dos consumidores com alimentos “melhores para você” (better-for-you), combinando de forma agradável:
  • Sabor
  • Visuais
  • Texturas
  • Aromas

Essa evolução sugere que a experiência sensorial não será apenas um bônus. Mas uma ferramenta estratégica para tornar os produtos saudáveis mais atraentes e emocionalmente envolventes.

 

Para acessar a publicação da Mintel, clique aqui.
Fonte da imagem: Freepik.

Emanuele Aparecida Santana Freitas
Emanuele Aparecida Santana Freitas