pexels-julia-volk-5273011 (1)

ADITIVOS ALIMENTARES E ANTIBIÓTICOS

ADITIVOS E ANTIBIÓTICOS TRAZEM DANOS PARA SAÚDE?

Especialistas da FAO/OMS estabelecem os valores de ingestão diária segura para cada aditivos alimentar, a partir da análise criteriosa aos dados publicados em estudos científicos.

No entanto existem limitações, como a maioria dos estudos são feitos em modelos animais ou in vitro, os autores defendem que as substâncias químicas podem reagir de maneira diferente nos seres humanos, por conta das características celulares e pelo conjunto de substâncias que compõem um alimento interagindo entre si e com o organismo durante a digestão.

As análises de segurança e toxicidade, na maioria das vezes, são feitas com apenas um aditivo, não se atentando aos efeitos gerados na associação entre duas ou mais substâncias.

AGENTES CANCERÍGENOS

A Agência Internacional de pesquisa em câncer revisa periodicamente os carcinógenos (agentes cancerígenos externos) e os classifica em grupos.

O Brasil tem uma portaria que se baseia nesse documento e elabora uma lista dos agentes cancerígenos separando os que comprovadamente causam câncer, provavelmente e possivelmente.

O benzoato de sódio e o sorbato de potássio são muito utilizados na preservação de alimentos e bebidas. O benzoato pode reagir com o ácido ascórbico e produzir o agente confirmado como carcinogênico: benzeno.

 

ANTIBIÓTICOS

Os resíduos de medicamentos veterinários, esses legalmente permitidos, não devem ultrapassar o Limite Máximo de Resíduos que podem conter nos alimentos como carne, leite e ovos.

A exposição da população aos resíduos de medicamentos pode causar reações alérgicas e tóxicas, resistência bacteriana e alteração importante no microbioma intestinal.

O uso responsável de aditivos e substâncias na produção dos alimentos é uma questão de saúde pública e é mais uma forma de desenvolver a segurança alimentar e nutricional.

 

Por: Renata Lima

 

REFERÊNCIAS:

Food aditives in childhood: a review on consumption and health consequences. KRAEMER, et al. Revista de Saúde Pública, 2022.

Benzoate and Sorbate Salts: A Systematic Review of the Potential Hazards of These Invaluable Preservatives and the Expanding Spectrum of Clinical Uses for Sodium Benzoate. PIPER and PIPER. Comprehensive Reviews in food Science and food safety. 2017.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/regulamentacao/agenda-regulatoria/2017-2020/temas/alimentos/arquivos/tema-4-6.pdf

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

4 × 1 =