alergia alimentar

Alergia alimentar ou intolerância? Quais as diferenças?

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Leite, amendoim, trigo, ovo, soja, peixe… o que todos esses alimentos têm em comum? Eles são frequentemente os inimigos de muita gente. Cerca de 3% da população adulta e 8% das crianças sofrem de alergias alimentares. Mas você sabia que existe uma diferença grande entre alergia alimentar e intolerância alimentar? Será que uma condição é mais perigosa que a outra? Quais são os efeitos no corpo ? Vamos abordar todos os temas nesse post!   

Quais são os alimentos que causam alergia? 

  Os mais comuns são: trigo, ovo, leite, peixes, castanhas, crustáceos, amendoim, soja, além deles são amêndoas, nozes, pecã, pistache e pinolis. Alguns aditivos alimentares como conservantes e corantes de sucos, gelatinas, balas, vinhos e etc, também podem causar reações alérgicas. Alguns fatores como a composição proteica desses alimentos, fatores genéticos e a microbiota intestinal também influenciam as reações.  

Quais alimentos causam a intolerância alimentar ?

  As substâncias mais comuns que causam a intolerância alimentar são o glúten e a lactose.    Glúten: 8 substâncias que você realmente não precisa se preocupar.  

Alergia x Intolerância alimentar 

  A alergia alimentar é uma reação imunológica, mediada por IgE (imunoglobulina E) específicas, que ocorre após a ingestão ou contato com um determinado alimento. As manifestações clínicas são geralmente imediatas, como coceiras entre outras.   Já a intolerância, o organismo não consegue digerir completamente algum grupo de alimentos, provavelmente devido a uma deficiência enzimática do sistema digestivo, ou outro mecanismo desconhecido. Como consequência, são produzidas substâncias que o organismo reconhece como estranhas, causando uma reação de sensibilidade alimentar. Um exemplo comum é a intolerância à lactose, onde o organismo não tem a enzima lactase, por conta disso, não consegue fazer a digestão. O tempo de resposta é de aproximadamente meia hora.   

Principais sintomas 

alergia alimentar x intolerância

Qual é mais perigosa? 

Alergias se manifestam de forma mais rápida, e por isso são mais fáceis de identificar, elas podem ser muito sérias e causar choque anafilático. Por isso, exigem distância total do alimento.   Já a intolerância normalmente vai causar sintomas relacionados ao seu sistema digestivo. Se você suspeita que algum alimento faz mal para o seu organismo, faça o teste: pare de comer ele por duas semanas e veja se há alguma melhora na sua saúde. Existem testes específicos para determinar se você tem alergia ou intolerância alimentar, porém sempre procure o médico.   

Qual o papel do consumidor? 

  O consumidor deve estar atento aos alimentos que compra e que consome no dia a dia, principalmente fora de casa. É preciso saber todas as informações contidas nos rótulos e estar ciente se o lugar que você se alimenta se preocupa com o preparo dos alimentos.   Saiba como ler o rótulo dos produtos Saiba como fazer a escolha de alimentos seguros

Qual o papel da indústria de alimentos? 

  A indústria de alimentos tem um papel chave no controle de alergênicos, pois mais do que informar, cabe a ela o desenvolvimento de estratégias para definir e implementar controles de alergênicos em seu processo produtivo, garantindo que produtos que não contenham substâncias alergênicas, estejam realmente isentos de qualquer contato com estas substâncias, além de serem elas as responsáveis por desenvolver novos produtos específicos para este nicho de consumidores com restrições alimentares. Saiba mais sobre o papel da indústria no gerenciamento de alergênicos.   

Nós da BRQuality podemos te ajudar !

  Preparado para atender o mercado de alimentos, o laboratório BRQuality conta com equipe altamente capacitada para te instruir e excelente estrutura, onde os equipamentos são qualificados e calibrados e as metodologias adotadas são oficiais e referenciadas. Saiba como estabelecer um programa de gerenciamento de alergênicos eficiente em sua empresa! Clique na imagem e entre em contato!  contato

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

três × um =