imagem natal

Ceia de Natal: como evitar o desperdício

O Natal está chegando e a véspera de Natal é um momento festivo em que a família toda se reúne para comemorar e comer, com isso a ceia de Natal. Nessa época de comemorações, a alegria de estarmos todos reunidos nos faz exagerar nas compras, principalmente nos alimentos para compor os almoços, jantares e a ceia de natal.

Por Renata Lima e Jéssica Brandão

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio.

.

Preocupados com o desperdício e para te ajudar a aproveitar essa época de forma consciente, separamos algumas dicas valiosas:

Como evitar desperdícios na ceia de natal:

– Planeje a sua ceia: tenha em mente o número de convidados, anote cada insumo necessário para cada preparação e as quantidades. Compre somente o necessário.

– O que sobrou, guarde separadamente em potes bem lacrados na geladeira e consuma no dia seguinte. O que for possível congelar, é uma boa opção também.

– É importante calcular a quantidade necessária pensando em não sobrar, mas também estar preparado pra isso. Por exemplo, não tempere as saladas, sirva com o molho à parte. Assim, você conseguirá guardar na geladeira e consumir no outro dia com boa aparência e saborosa da mesma forma.

4 receitas para fazer com o que sobrou da ceia

Que tal dar uma “cara nova” aos pratos e evitar o desperdício dos alimentos? Com um pouco de criatividade, dá para garantir um cardápio variado e delicioso para os dias seguintes.

Sanduíche de Pernil: É um grande clássico dos dias que sucedem ao Natal. Basta desfiar a carne e experimentar um molho novo, abuse da sua criatividade. Você não vai nem lembrar que comeu o pernil na noite passada.

Panquecas de Bacalhau: coloque as sobras de bacalhau numa tigela média e, com um garfo, desmanche as lascas maiores do peixe. Junte a mistura de azeitonas, pimentões e brócolis e adicione os ovos e o pão. Faça montinhos e frite no fogo baixo.

Arroz com Pernil: Sobrou pernil e arroz do Natal? Aqui, você aprende a fazer um prato juntando esses dois ingredientes e dando uma nova cara e sabor para eles. https://www.receiteria.com.br/receita/arroz-com-pernil/

Pain perdu de panetone: um híbrido de panetone e rabanada. Misture leite, açúcar, ovo e canela. Passe a fatia de panetone ou chocotone na mistura e frite em frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar dourado. Experimente com mel, geleia ou sorvete de baunilha.

Usar as sobras da ceia pode ser uma excelente ideia para evitar o desperdício e ainda saborear pratos com um gostinho novo no dia seguinte.

Confira também algumas dicas para manter a segurança dos alimentos na ceia. Já que em meio as festas de fim de ano é preciso estar atento a pequenos detalhes que podem resultar em contaminação e é necessário garantir a qualidade dos alimentos para aproveitar o que restou sem desperdícios. Confira neste artigo. 

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

quatro + 11 =