variedade-de-alimentos-que-podem-causar-reacao-alergica-em-pessoas

Contaminação cruzada e alergia alimentar

A contaminação cruzada é a transferência de contaminantes biológicos, como microrganismos patogênicos, entre alimentos, superfícies e materiais de produção. Ela é um ponto de atenção para pessoas com alergias alimentares e ocorre com a contaminação de traços de alérgeno de um alimento para outro, diretamente ou indiretamente, na fase de preparo. O risco de contaminação cruzada pode ocorrer desde o plantio até a fase de preparo do alimento. Por esse motivo, é de extrema importância analisar com cuidado o rótulo de todos os alimentos industrializados.

Reatividade cruzada entre látex e alimentos:

Cerca de 30 a 70% das pessoas com alergias a látex, mediadas por IgE, podem apresentar sintomas com frutas que têm reatividade cruzada com o látex, incluindo com mais frequência:

Banana;

Abacaxi;

Kiwi;

Castanhas.

Devido à presença de componentes estruturais muitos semelhantes que são reconhecidos como iguais pelo sistema imunológico.

Leia mais sobre ´Quais alimentos estão mais propensos à contaminação` no Blog. 

Contaminação cruzada entre fontes relacionadas

É possível observar a contaminação cruzada entre fontes relacionadas, como entre o leite de vaca e de cabra ou fontes distantes, como entre o camarão e os ácaros. Há reatividade cruzada entre a quitina (um componente do exoesqueleto de mariscos e insetos) dos ácaros e a dos frutos-do-mar e dos crustáceos, que assume a forma de uma proteína de risco de reação cruzada, chamada tropomiosina Amendoim e nozes mostram reatividade cruzada em 25 a 50% dos pacientes alérgicos a amendoim porque Ara h 2 compartilha epítopos de ligação de IgE com alérgenos da amêndoa e da castanha-do-brasil. A reatividade cruzada existe entre as leguminosas porque elas têm proteínas estruturalmente homólogas e compartilham epítopos comuns.

 

Referência:

Viva bem com alergias! (diagnosticosdobrasil.com.br)

Por: Jéssica Brandão

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

4 × 3 =