Por: Keli Lima Neves
Maçãs escondidas nos rótulos de suco e néctar
Mais um assunto que percorreu pelas redes sociais e mensagens de WhatsApp. Fabricantes de suco escondem a presença de maçã nas imagens dos produtos.
Mas será que elas estão realmente escondida ou precisavam estar escondidas?
Bem, esconder as maçãs nas artes, deve ter sido uma estratégia de marketing de alguma empresa e acabou virando uma tendência ou então, um entendimento comum entre as diferentes equipes de marketing das empresas de que “é melhor não chamar atenção da maçã para um suco de uva”.
Já trabalhei com Pesquisa e Desenvolvimento de produtos e sabemos que na hora de desenvolver um novo produto, modificar um produto para atender uma legislação, realizar melhorias, adaptações, redução de custo ou qualquer outra modificação é necessário envolver algumas áreas como: Marketing, Comercial, Jurídico e Pesquisa e Desenvolvimento, sendo que esta última área irá envolver profissionais que entendam sobre produto, embalagem, legislações e food safety.
O desenvolvimento ou mudança de um produto é uma jornada que envolve muita discussão e decisões e por isso, deve existir uma motivação muito clara para que os produtores de suco estejam inserindo a maçã de forma discreta na arte do produto.
Mas precisa esconder?
Definitivamente não! Está totalmente regulamentado em legislação a permissão para essa prática e se pensarmos bem, nunca esteve escondido, porque mais importante do que a arte do produto são as informações obrigatórias, como a descrição da composição do produto e certamente, na relação de ingredientes a presença da maçã sempre esteve clara.
Precisamos educar os consumidores para que eles façam escolhas conscientes e não me parece que “esconder” a maçã na arte do produto seja algo inteligente para essa tentativa de educação. Por outro lado, entendo que existe um custo neste processo de “andar contra a maré”.
Quem sabe esteja aí uma oportunidade de destaque e aumento de confiança com o consumidor.
Consumidor precisa saber ler os rótulos dos alimentos
Sim, sabemos que ainda é necessário estabelecer regras para a questão de imagens utilizadas nos rótulos dos alimentos e que os consumidores ainda fazem muita compra estimulados pela apresentação do produto, pela arte da embalagem. Faz parte do nosso processo de identificação, conexão e compra, mas, é preciso entender que quando falamos de alimentos, muito mais importante do que uma embalagem bonita é conferir as informações que devem nos motivar ou não a realizar a compra, como por exemplo: lista de ingredientes, presença de alimentos alergênicos, valor nutricional, quantidade, validade do produto fechado e após aberto, forma de conservação.
Você, consumidor, sabia, por exemplo, que a lista de ingredientes é apresentada em ordem decrescente? Ou seja, do ingrediente com maior concentração para o de menor concentração.
Maçãs escondidas nos rótulos de sucos – Por que então utiliza-se maçã nos sucos que não são de maçã?
Uma das razões é a de substituir parte ou totalmente o açúcar adicionado. Basta pensar nas receitas caseiras de sucos e vitaminas, onde adicionamos a maçã para adoçar. É o mesmo princípio.
Claro que, nem tudo são flores e algumas empresas podem utilizar a maçã por questões estratégicas para redução de custo de produto, mas, isso varia muito, tanto pela sazonalidade da produção do fruto quando pela regulamentação da legislação.
Então, fiquemos como foco principal, a substituição do açúcar.
Diferença entre Sucos e Néctar? Você sabe qual é?
Quais as legislações regulamentam a produção de sucos?
São inúmeras as normas, que vão desde aquelas relacionadas a produção até as de rotulagem. Vamos nos atentar a duas, que são elas:
O Decreto 6.871 de 2009 deixa claro quais informações são obrigatórias na rotulagem do produto, como por exemplo, a lista de ingredientes do produto.
Ainda, no Artigo 11 do Decreto 6.871 de 2009 temos a seguinte informação “O rótulo da bebida não deverá conter informação que suscite dúvida ou que seja falsa, incorreta, insuficiente ou que venha a induzir a equívoco, erro, confusão ou engano, em relação à identidade, composição, classificação, padronização, natureza, origem, tipo, qualidade, rendimento ou forma de consumo da bebida, nem lhe atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa.”
E é por conta deste texto que as empresas, quando colocam no rótulo do produto uma imagem da fruta que compõe a formulação do item, devem inserir a maçã, se esta fizer parte da formulação ou então, estariam induzindo o consumidor ao engano, uma vez que não deixariam claro que há mais de uma fruta na formulação do produto. Foi então que as empresas acharam formas criativas de inserir a maçã nos rótulos dos produtos, mas muito consumidores nem perceberam e alguns começaram a caçar as maçãs e o assunto tomou proporção e questionamentos por parte dos consumidores.
A maçã não sobressai ao sabor das demais frutas e por isso é utilizada.
Porque esconder a maçã na imagem, se ela está na lista de ingredientes e se o uso da maçã tem um papel importante na redução do açúcar? Por que não mostrar de forma positiva para o consumidor? Exemplo: “Substituímos X gramas de açúcar por copo de néctar com o uso de X maças”
Será que os consumidores deixariam de comprar o produto se a informação estivesse clara desta forma?
O que você acha sobre este tema? A maçã deve mesmo ficar escondida na arte dos produtos ou deveria aparecer e assim não gerar dúvida e tão pouco questionamentos por parte do consumidor?
Será que ao fazermos desta forma, deixando “escondido” nós não estamos contribuindo para a desinformação?
Fonte da Imagem: Freepik
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