Salmonella em tomates e 500 pessoas doentes

Salmonella em tomates e 500 pessoas doentes

Em agosto de 2025, durante o Somontano Wine Festival, em Barbastro, região de Aragão (Espanha), um surto de intoxicação alimentar por Salmonella foi detectado. De acordo com estimativas mais de 500 pessoas ficaram doentes após consumir “tostas de pão com tomate esmagado” (tostadas con tomate).

Dentre eles,  14 pessoas foram hospitalizadas — sendo oito adultos e seis crianças. Ademais, a maioria dos casos teve sintomas como diarreia, vômitos, náuseas, cólicas, febre e desidratação.

Diante disse, análises encontraram Salmonella tanto nos tomates utilizados quanto nos utensílios da cozinha — como lâminas de liquidificador e pincéis — e também em amostras fecais dos doentes.

Como medidas imediatas, as autoridades descartaram todos os tomates remanescentes, realizaram uma limpeza profunda das instalações e ainda exigiram que nenhum funcionário retornasse ao trabalho sem teste negativo para o patógeno.

Salmonella em tomates e 500 pessoas doentes

Implicações e aprendizados para organizadores de eventos

Esse episódio serve de alerta para quem promove eventos com alimentação:

  1. Ter um responsável: é essencial contar com profissional habilitado em segurança dos alimentos ou serviços de controle sanitário capacitados.
  2. Controle rigoroso de fornecedores:
    • Certifique-se de que os alimentos sejam provenientes de fontes confiáveis, com certificações sanitárias atualizadas.
    • Além disso, avalie condições de armazenamento, transporte e manuseio desde a origem até o evento.
  3. Higiene na manipulação:
    • Lave e desinfete adequadamente frutas e verduras.
    • Limpe e higienize utensílios como facas, pincéis e processadores entre usos.
  4. Evitar contaminação cruzada:
    • Use utensílios separados para alimentos crus e cozidos; ademais, evite reutilizar utensílios sem higienização completa.
  5. Capacitação da equipe:
    • Em treinamento, reforçar boas práticas de higiene pessoal, uso de luvas, lavagem das mãos e descarte adequado de resíduos. Antes de qualquer evento, a equipe deve receber um treinamento.
  6. Ações imediatas frente a suspeita:
    • Interromper imediatamente o serviço de alimentação se houver sintomas em grupo.
    • Isolar os alimentos suspeitos, notificar autoridades e iniciar investigação.
    • Substituir fornecedores ou serviços de catering se necessário.

 

Perspectiva sobre a higienização de vegetais, frutas e alimentos in natura

Diversos fatores podem tornar alimentos que parecem saudáveis e seguros — como frutas e vegetais — vetores de contaminação microbiológica, como:

  • Contaminação no campo: uso de água contaminada para irrigação, adubação com esterco contaminado ou proximidade com animais podem levar à presença de Salmonella direto nos produtos.
  • Durante o processamento: má higiene em utensílios ou do ambiente de preparo e dos manipuladores pode espalhar o patógeno para os alimentos.

 

Um alerta para segurança dos alimentos em eventos

O surto de salmonella em Barbastro é uma demonstração clara de que:

  • Alimentos aparentemente inofensivos podem causar doenças graves se não respeitarmos a cadeia de higiene
  • A presença de um profissional de segurança dos alimentos, boas práticas e protocolos sanitários são fundamentais para prevenção e resposta eficaz.
  • A atenção à higienização, controle de fornecedores e manipulação correta salva vidas e preserva a reputação de eventos e organizadores.

Organizadores, fique atento: prevenir é sempre melhor que remediar — e em segurança dos alimentos, esse ditado nunca foi tão verdadeiro.

Salmonella: tudo que você precisa saber.

#Salmonella #TomatesContaminados #SegurancaAlimentos #IntoxicacaoAlimentar #HigienizacaoDeAlimentos #BoasPraticas #EventosComAlimentos #AlimentosInNatura #PrevencaoDeDoencas #SaudePublica

Keli Lima
Keli Lima

CEO da BR Quality e Estilo Food Safety, especialista em Qualidade e Segurança dos Alimentos. Atua como consultora, mentora e auditora líder em normas de Food Safety e ESG.