Conhecimento que Transforma
a Segurança dos Alimentos!
Juntos, semeamos conhecimento para colher um futuro mais seguro

Os Programas de alimentação escolar são cruciais para a nutrição e o desenvolvimento educacional de crianças em todo o mundo. No entanto, a segurança dos alimentos nesses programas é um pilar fundamental que, quando comprometido, pode levar a consequências devastadoras. Recentemente, a Indonésia enfrenta uma crise de saúde pública, com milhares de crianças adoecendo devido à intoxicação alimentar ligada ao programa “Refeições Nutritivas Gratuitas” (MBG).
Desde o início de 2025, a Indonésia tem registrado um número crescente de surtos de intoxicação alimentar em suas escolas. Com isso, a Agência Nacional de Nutrição (BGN) da Indonésia confirmou que, entre janeiro e setembro de 2025, ocorreram 75 incidentes distintos, afetando um total de 6.517 estudantes.
Diante disso, acredita-se que a intoxicação esteja ligada a vários fatores como: contaminação microbiológica e química, problemas no processamento e armazenamento, além de atrasos entre o preparo e o serviço. Ademais, segundo o chefe da Agência Nacional de Nutrição do país, as descobertas iniciais revelam um erro da Unidade de Serviço de Atendimento Nutricional (SPPG), que cozinhou os alimentos muito cedo, fazendo com que fossem armazenados por longo prazo antes de serem distribuídos. De acordo com testes laboratoriais foram encontradas a presença de E. coli, Clostridium, Bacillus cereus, Salmonella e Staphylococcus em amostras de alimentos e vômito das vítimas.
A ironia trágica é que esses incidentes ocorrem no âmbito de um programa projetado para o bem-estar infantil. O MBG é uma iniciativa do presidente da Indonésia Prabowo Subianto, lançada em janeiro de 2025. Com isso, tem o objetivo de combater a desnutrição oferecendo refeições nutritivas e gratuitas a mais de 60 milhões de crianças em idade escolar. Apesar da crise, o governo indonésio manifestou a intenção de continuar e expandir o programa, tornando a resolução dos problemas ainda mais urgente.
Portanto, esse caso revela que a implementação de programas de alimentação em larga escala, por mais bem-intencionados que sejam, exige uma infraestrutura robusta de segurança dos alimentos, com fiscalização rigorosa e coordenação impecável. Assim sendo, a saúde de milhares de crianças depende de melhorias sistêmicas urgentes para garantir que o alimento que deveria nutrir não se torne uma fonte de doença.
Referências:
BGN Confirms Over 6,500 Students Fall Ill from Free Meal Program. Disponível em: <https://jakartaglobe.id/news/bgn-confirms-over-6500-students-fall-ill-from-free-meal-program>. Acesso em: 2 out. 2025.
Indonesia’s Groundbreaking Government Program for Free, Nutritious School Meals – Milan Urban Food Policy Pact. Disponível em: <https://www.milanurbanfoodpolicypact.org/indonesias-groundbreaking-government-program-for-free-nutritious-school-meals/>. Acesso em: 2 out. 2025.
Fonte da imagem: Freepik.