Cultura de Segurança de Alimentos: por onde começar?

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade! Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Autora: Elisabete Tonel

A cultura de segurança de alimentos vem sendo a cada dia mais difundida e necessária no cenário global, seja ela presente nas organizações e indústrias que processam alimentos, com os profissionais envolvidos e com os consumidores que buscam um alimento seguro e saudável para consumir.
Antes de você iniciar uma implantação de cultura de segurança de alimentos é necessário que você e sua equipe conheçam os requisitos normativos e legais para garantir a produção de seu produto seguro, o desenvolvimento de uma análise de risco de seus produtos e processos detalhada facilitará o entendimento de quais controles e frequências serão necessários e para não esquecer de todos os pontos é uma boa prática estabelecer um plano de ação pormenorizado com prazos, ações , custos e responsáveis.
Com os perigos identificados de seu produto e processo, ficará mais fácil estabelecer os procedimentos de controle necessários a cada matéria-prima, processo, embalagens, etc. De nada adianta para implementarmos uma mudança de cultura, termos procedimentos estabelecidos e robustos se os colaboradores e a equipe não possuírem conhecimento detalhado. A capacitação/qualificação/treinamento e engajamento da equipe e dos colaboradores nos procedimentos estabelecidos e suas diretrizes junto com a missão, visão , valores e princípios e política da empresa é um dos maiores desafios a implementar, pois o foco para mudança de cultura está no comportamento humano.
Para obter pleno êxito na implantação da cultura de segurança de alimentos, os colaboradores de toda a cadeia produtiva, incluindo a direção da organização, deve entender o objetivo comum de reduzir os perigos, pois mudança de cultura em segurança de alimentos se faz com controle de processos e comportamento humano.
E você já parou para pensar: Por onde eu começo a trabalhar a cultura de segurança de alimentos? Como faço para iniciar?
Se estes questionamentos já foram motivos de reflexão, nós da SEMEAR podemos lhe auxiliar neste processo de implantação de cultura de segurança de alimentos.

Comentários bloqueados