A resposta ao post anterior sobre ESG, na minha opinião é Sim! O profissional de Food Safety deve entender sobre ESG (todos devemos).
Veja post anterior:https://semearfoodsafetyculture.com.br/esg-por-que-essa-sigla-e-tao-importante/
Por: Keli Lima Neves
Como sabemos o ESG está associado às práticas de Meio Ambiente, Governança e Social de uma empresa e não há como desvincular a importância destes 3 pilares da atividade de Food Safety.
Segundo a ABIA https://www.abia.org.br/cfs2022/mercado.html, a indústria de alimentos representa 10% do PIB brasileiro e 1,8 milhões dos empregos do nosso país, isso trazendo apenas os números das indústrias de alimentos, nem estamos falando da cadeia de alimentos como um todo onde os profissionais do Food Safety podem atuar.
Considerando esse número é possível imaginar o impacto que as ações(grandes e pequenas) nos 3 pilares do ESG podem trazer de benefícios para a sociedade.
Além disso, o ESG requer revisão de valores, mudanças de hábitos, implementação de novas e boas práticas com o objetivo de melhorar o meio onde vivemos.
Requer um envolvimento da direção, reestruturação de políticas de governança:
Mudanças culturais dentro da organização e olhando por esse prisma, acredito que fica mais tangível para o profissional entender que sim, seu papel é extremamente relevante para o ESG na sua empresa.
Seja a construção de um programa de ESG formal ou informal, onde, dentro das atividades que competem as atividades de Qualidade e Segurança dos Alimentos, práticas de ESG sejam pensadas e estabelecidas.
Ainda, me atrevo a dizer que o ESG pode ajudar o Food Safety na construção de uma Cultura de Segurança dos Alimentos positiva.
Então, você, profissional do Food Safety, que ainda não buscou entender e se informar sobre ESG, meu conselho para você: Procure saber!
Um profissional de Food Safety que constrói uma cultura positiva, entende muito além de BPF, APPCC, Legislações e Rotulagem!!
Fonte da Imagem: Canva
Adicione um comentário