higienização de caixas d'água

Higienização de caixas d’água: Qual a importância?

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio:

Algo de extrema importância, mas que muitas pessoas não se dão conta, é a qualidade da água que utilizamos no nosso dia a dia, seja no ambiente doméstico ou no comercial (restaurantes, lanchonetes, bares, entre outros). Veja abaixo a importância da higienização de caixas d’água.  

Qual a importância da higienização de caixas d’água?

Quando utilizamos a água proveniente da rede de abastecimento pública, a empresa responsável pelo abastecimento também é responsável por assegurar que os padrões de potabilidade da água para o consumo humano (seja consumo direto, preparo de alimentos ou higiene pessoal) atendam ao que encontra-se disposto na legislação vigente (atualmente os padrões de potabilidade de água para consumo humano encontram-se descritos e regulamentados através da Portaria GM/MS Nº 888, de 04 de maio de 2021 – Ministério da Saúde). Porém, tão importante quanto termos a segurança de que a água que nos está sendo oferecida atende aos padrões de potabilidade legais, é assegurarmos que o armazenamento desta água ocorra de forma que não comprometa estes padrões, e em alguns casos torne a água imprópria para o nosso consumo. Isso geralmente pode ocorrer quando não há uma preocupação com a higiene dos reservatórios (caixas d’água), o que infelizmente não é observado pela maioria dos consumidores. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece através da Resolução – RDC Nº 216, de 15 de setembro de 2004, que para os estabelecimentos de Serviços de Alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros) a higienização dos reservatórios de água deve ser realizada num intervalo máximo de seis meses entre uma higienização e outra. Apesar de não haver uma determinação legal para a higienização das caixas d’água domésticas, é recomendável que os consumidores domésticos também realizem a higienização das suas caixas d’água a cada seis meses para garantir que a água armazenada não venha a sofrer nenhum tipo de contaminação ocasionada pela má higienização, ou falta de higienização das caixas d’água. Quando falamos em contaminação microbiológica da água, estamos nos referindo especificamente às bactérias do grupo Coliformes e à bactéria Escherichia coli (indicativo de uma possível contaminação de origem fecal). E para assegurarmos que água armazenada por nós esteja livre destas contaminações, a higienização e manutenção (evitar que as caixas estejam danificadas, devem estar sempre bem fechadas) das caixas d’água são pontos de total importância.  

Como higienizar corretamente as caixas d’água? Quem pode realizar a higienização? Posso usar produtos químicos para a higienização, quais?

Antes de tudo, é importante esclarecer que a higienização dos reservatórios (caixas d’água) em alguns casos deve ser realizada por empresa especializada, pois é necessário atentar para questões como a altura em que o reservatório se encontra (neste caso deve-se atentar para o que dispõe a NR 35 – Ministério do Trabalho que descreve que, “35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”) e também para o tamanho e tipo do reservatório, pois neste caso é necessário atender às exigências descritas na norma NR 33 – Ministério do Trabalho sobre realização de trabalho em espaço confinado. No ambiente doméstico isso muitas vezes é bem mais simples, o que não nos exime de tomar todos os cuidados de segurança mínimos necessários, mas na maioria das vezes a limpeza das caixas d’água domésticas é realizada pelos próprios proprietários. Independentemente de quem irá realizar a limpeza dos reservatórios, o procedimento é um só, e deve ser seguido corretamente para não gerar outros problemas para a qualidade da água que irá ser armazenada. Que saber como realizar a higienização dos reservatórios de água? Então, baixe nossa Dica com o passo a passo para esse procedimento abaixo! higienização de caixas d'água   Por: Ederson Josué dos Santos REFERÊNCIAS: · Higienização da caixa d’água deve ser realizada a cada seis meses, recomenda ANVISA. Disponível em: <https://arsepbarcarena.com.br/2020/12/28/higienizacao-da-caixa-dagua-deve-ser-realizada-a-cada-seis-meses-recomenda-anvisa/#:~:text=A%20periodicidade%20m%C3%ADnima%20recomendada%20pela,acostumado%20com%20a%20sua%20higieniza%C3%A7%C3%A3o.>. Acesso em: 25 de maio de 2022.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

1 × quatro =