Conhecimento que Transforma
a Segurança dos Alimentos!
Juntos, semeamos conhecimento para colher um futuro mais seguro

A segurança dos alimentos é um pilar da saúde pública e, em Porto Alegre, a Vigilância Sanitária intensificou as ações em 2025. Diante disso, o total de denúncias ligadas a irregularidades sanitárias já superou o volume de todo 2024, com interdições, autos de infração e apreensões em alta.
Segundo levantamento recente da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA/SMS) entre janeiro e agosto de 2025 houve 1.404 denúncias sobre estabelecimentos de alimentação. Desses, 843 eram de teor sanitário resultaram em 110 autos de infração, apreensão de 8.170 quilos de alimentos, 30 interdições totais e 10 parciais. Além disso, 24 surtos de doenças transmitidas por alimentos estão sob investigação, evidenciando a urgência das ações de controle.
Esse cenário torna-se ainda mais preocupante quando comparado aos dados de todo o ano de 2024, quando houve 1.341 denúncias (768 de teor sanitário), 27 autos de infração e 1.551 quilos de alimentos apreendidos — evidenciando a escalada de 2025.
Além disso, a Prefeitura divulga regularmente as ações motivadas por chamados via 156, com registro de locais insalubres, alimentos fora de temperatura e armazenamento inadequado, o que pode ser acompanhado pelos jornais locais e redes sociais da vigilância que faz questão de divulgar as ações realizadas e incentivar as denuncias.
Em resposta a críticas e visando garantir maior transparência nas ações de fiscalização, a Prefeitura de Porto Alegre e o secretário de saúde determinaram que os agentes da Vigilância Sanitária passarão a utilizar câmeras corporais durante as inspeções. Desse modo, a medida busca não apenas proteger os fiscais, mas também assegurar a transparência durante o processo de fiscalização, especialmente diante do aumento de interdições e denúncias. Ademais, o secretário de saúde, enfatizou que “nenhum excesso será aceito”, reforçando o compromisso da administração com a conduta ética e profissional dos agentes.
A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza formas específicas para que a população registre denúncias relacionadas à segurança dos alimentos. Assim sendo, a população pode registrar denúncia 24h pelo 156 (telefone, site e app), anexar fotos e acompanhar o andamento online.
Curitiba (Vigilância Municipal)
Boas práticas a replicar: múltiplos canais (telefone, web, app, WhatsApp), upload de evidências (fotos/vídeos), número único fácil de lembrar (156/1746), acompanhamento do protocolo e divulgação periódica de resultados (interdições, autos e apreensões). Na sua cidade tem algo parecido?
Evidências recentes indicam maior preocupação do consumidor brasileiro com saúde, qualidade e práticas de higiene. Fatores que se conectam diretamente à percepção de segurança dos alimentos:
Fonte da imagem: Canva
#SegurançaDosAlimentos #FiscalizaçãoSanitária #VigilânciaSanitária #PortoAlegre #SaúdePública #AlimentosSeguros #ConsumoConsciente #BoasPráticasDeFabricação #ConsumidorConsciente #FoodSafety