Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio:
Leite, amendoim, trigo, ovo, soja, peixe… o que todos esses alimentos têm em comum? Eles são frequentemente os inimigos de muita gente. Cerca de 3% da população adulta e 8% das crianças sofrem de alergias alimentares. Mas você sabe a importância da rotulagem de alergênicos? Leia nosso texto e saiba mais!
Qual o papel da rotulagem dos alimentos na alergia alimentar?
Como a restrição do consumo de alimentos alergênicos é a única alternativa disponível para prevenir o aparecimento das complicações clínicas, o acesso a informações adequadas sobre a presença desses constituintes nos alimentos é essencial para proteger a saúde de indivíduos com alergias alimentares. Para a maioria dos alimentos embalados, a rotulagem é o principal meio de comunicação pelo qual os fabricantes podem informar os consumidores sobre a presença de alergênicos, permitindo o gerenciamento do risco de manifestações clínicas adversas.Qual a resolução que trata da rotulagem de alergênicos?
Os requisitos para a rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares foram estabelecidos pela RDC n. 26/2015, que foi publicada no Diário Oficial da União n. 125, de 03/07/2015.Como fazer a rotulagem de alergênicos?
- ALÉRGICOS: CONTÉM (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) – usado quando o alimento apresentar na sua lista de ingredientes algum que seja considerado nocivo.
- ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE (nomes comuns dos alimentos que podem causar alergias alimentares).
- ALÉRGICOS: CONTÉM (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e DERIVADOS, CONFORME O CASO.
Adicione um comentário