Conhecimento que Transforma
a Segurança dos Alimentos!
Juntos, semeamos conhecimento para colher um futuro mais seguro

Por: Keli Lima Neves
O “Outubro Rosa” é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que ocorre durante todo o mês de outubro.
Desse modo, a escolha do rosa se deve à cor associada ao feminino e a delicadeza, bem como à ideia de esperança e renovação.
O câncer de mama é um problema de saúde pública e a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Durante o Outubro Rosa, incentiva-se as mulheres a realizarem o autoexame das mamas regularmente, a fazerem mamografias periódicas. Além disso, adotar hábitos de vida saudáveis que podem contribuir para a prevenção do câncer e para a melhoria da qualidade de vida.
Contudo, é importante ressaltar que o Outubro Rosa é uma oportunidade para disseminar informações sobre o câncer de mama. Dessa forma, promover a solidariedade entre as pessoas afetadas e incentivar a sociedade a se engajar na luta contra o câncer de mama.
Primeiro porque as pessoas passam grande parte do seu dia no trabalho e é importante que homens e mulheres entendam sobre a importância do diagnóstico precoce.
Ademais, saibam como acolher mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, que estão em tratamento e até mesmo aquelas que já estão fisicamente curadas.
O “Outubro Rosa” destaca o compromisso social de empresas e organizações ao apoiar e promover a conscientização sobre a saúde das mulheres, especificamente a detecção precoce e prevenção da doença.
Dessa forma, demonstra o envolvimento das empresas com questões sociais relevantes.
A campanha reforça a importância da saúde das mulheres, promovendo a igualdade de gênero e a inclusão. Assim, empresas que participam ativamente da campanha mostram apoio às mulheres em suas forças de trabalho e comunidades.
Homens e Mulheres falando sobre o tema.
Contudo, é importante saber levar informações para que os homens saibam lidar com essas situações. Além disso, ajudar na prevenção e estar presente na vida de mulheres que estejam enfrentando momentos delicados.
Empresas que adotam a campanha do “Outubro Rosa” podem organizar eventos de conscientização. Com isso, fornecer informações sobre exames de detecção e promover hábitos de vida saudáveis.
Empresas podem organizar eventos de arrecadação de fundos, workshops educacionais ou programas de voluntariado relacionados ao “Outubro Rosa”. Assim, demonstrando seu compromisso com as comunidades em que operam.
Desse modo, quanto maior a empresa, maior o número de pessoas impactadas com suas ações.
Empresas que incentivam seus fornecedores e parceiros a aderirem à campanha “Outubro Rosa” podem influenciar positivamente toda cadeia de fornecimento, ampliando os benefícios da ação.
A adesão ao “Outubro Rosa” pode ser uma ação como parte do pilar social do ESG, no entanto, não deve ser uma obrigação, deve ser genuína e sustentável, indo além de uma simples ação de marketing.
Deve haver um compromisso real com a conscientização sobre a saúde das mulheres e a promoção de medidas que possam fazer a diferença a longo prazo.
O importante é contribuir para a conscientização e apoio no combate ao câncer de mama.
Fonte da Imagem: Freepik
