APPCC - Etapa 1 (3)

APPCC – Etapas 2 e 3: A descrição do produto e seu consumo

Por: Keli Lima Neves

Hoje vamos falar das etapas 2 (Descrição do produto) e 3 (Identificação da intenção de uso), do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Relembre a etapa 01 – Formação da equipe e Definição do escopo.

APPCC – Etapas 2 e 3: A descrição do produto e seu consumo

Essas etapas vão abordar a Análise e Estratégia sobre o produto e o consumo.

Uma descrição completa do produto deve ser desenvolvida, incluindo informações de segurança relevantes, como composição (ou seja, ingredientes);

  • características físicas e químicas;
  • métodos e tecnologias de processamento;
  • embalagem e prazo de validade;
  • condições de armazenamento e método de distribuição.

Em empresas com vários produtos, pode ser eficaz agrupar produtos com características semelhantes e etapas de processamento para fins de desenvolvimento do plano APPCC.

Em suma, quaisquer limites relevantes para o alimento já estabelecido para perigos devem ser considerados e contabilizados no plano APPCC.

Contudo, é importante descrever o uso pretendido pelo produtor e os usos esperados do produto pela próxima empresa da cadeia de alimentos ou pelo consumidor.

APPCC – Etapas 2 e 3: A descrição do produto e seu consumo

Essa descrição pode ser influenciada por informações externas, por exemplo da autoridade competente ou de outras fontes sobre as maneiras pelas quais os consumidores usam o produto de maneira diferente das pretendidas pelo fabricante.

Pense com muito cuidado em todos os usos não pretendidos mas que podem acontecer, pois, você precisa considera-los na hora que estiver avaliando os controles que devem ser implementados para garantir a segurança do consumidor e para isso, as informações apropriadas para que fique claro o uso pretendido, devem estar na embalagem.

Lembre-se que o APPCC é a ferramenta mais importante para construção de um Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos, mas ele não pode garantir a Segurança dos Alimentos sozinho, é necessário que os Programas de Pré Requisitos, ou Boas Práticas de Fabricação (ou PAC – Programas de Autocontrole) estejam adequadamente implementados.

Vamos para etapa 4 e 5?

Leia também APPCC premissas básicas.

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

17 − seis =