APPCC - Etapa 1 (1)

APPCC Etapa 1: Equipe e Escopo

Por: Keli Lima Neves

APPCC Etapa 1 – Equipe e Escopo

Vamos falar da etapa 1 do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Já falamos algumas vezes por aqui o quanto uma equipe competente e capacitada desempenha papel crucial no combate aos perigos alimentares e na garantia da segurança dos alimentos.

APPCC Etapa 1 – Formação da equipe

Algumas razões pelas quais uma equipe qualificada é essencial:

  • Identificação precisa de perigos:

Uma equipe treinada pode identificar adequadamente os diversos perigos na segurança dos alimentos, sejam eles biológicos, químicos ou físicos.

  • Implementação de medidas de controle adequadas:

Uma equipe capacitada pode estabelecer e aplicar corretamente as medidas de controle nos pontos críticos de controle (PCCs) identificados pelo sistema APPCC.

  • Monitoramento eficiente:

Garante que as medidas de controle estejam sendo aplicadas de forma consistente e que os limites críticos sejam respeitados para evitar qualquer problema na segurança dos alimentos.

  • Atualização das práticas e regulamentações:

É importante, pois as regulamentações podem mudar com o tempo e novos perigos podem surgir, requerendo ajustes contínuos no sistema de segurança dos alimentos.

  • Cultura de segurança dos alimentos:

Quando as equipes entendem a importância da segurança dos alimentos e estão comprometidos em seguir as melhores práticas para proteger os consumidores.

  • Pessoas engajadas:

Quando a liderança das equipes conseguem criar um ambiente saudável onde todos estão motivados a atuar com os programas de segurança dos alimentos.

Em suma, uma equipe competente e capacitada não só protege os consumidores, mas também beneficia a empresa ou instituição, estabelecendo uma imagem de responsabilidade e qualidade em relação aos seus produtos alimentícios.

Após a definição da equipe, a primeira avaliação e definição que deve ser realizada é a definição do Escopo e a Avaliação dos Programas de Pré-requisito.

O escopo diz respeito aos produtos e processos que farão parte de cada plano de APPCC, pois é possível reunir em um mesmo plano produtos com similaridades de processo. Uma análise crítica deve ser realizada neste momento para fazer a definição do escopo de cada plano.

A avaliação dos PPRs é muito importante, pois, se estes não estiverem adequadamente implementados, possivelmente haverá necessidade de revisão para que o a base (os programas de PPRs) sustentem o APPCC.

 

Vamos para etapa 2 e 3?

Veja também:

O que eu preciso saber sobre APPCC

Quer pesquisar mais nos guias do codex para te ajudar com o APPCC?

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

5 × 1 =