Hearder_L-3

O que eu preciso saber sobre APPCC

Por: Keli Lima Neves

Antes da aplicação de um sistema APPCC por qualquer estabelecimento na cadeia alimentar, esse deve ter programas de pré-requisitos implementados de forma adequada (os programas de pré requisitos podem incluir as BPF, PPHO, PAC, etc).

Os programas de pré-requisitos devem ser bem estabelecidos, totalmente operacionais e monitorados.

Segundo o Codex Alimentarius, para todos os tipos de empresas de alimentos, a conscientização da gestão e o compromisso com a segurança dos alimentos são necessários para a implementação de um sistema HACCP eficaz.

A eficácia também dependerá da administração e do pessoal com o treinamento e competência apropriados. Portanto, o treinamento contínuo é necessário para todos os níveis de pessoal, incluindo gerentes, conforme apropriado para o negócio de alimentos.

Quer pesquisar mais nos guias do codex para te ajudar com o APPCC?

A forma de abordar o APPCC deve ser personalizada para cada empresa.

É necessário revisar o sistema periodicamente e sempre que houver uma mudança significativa que possa impactar os perigos potenciais e / ou as medidas de controle, como:

Por exemplo: novo processo, novo ingrediente, novo produto, novo equipamento.

Flexibilidade para pequenos negócios alimentícios e / ou menos desenvolvidos

Reconhecemos que pode haver obstáculos que dificultam a aplicação eficaz dos princípios do APPCC por empresas muito pequenas, mas isso não significa que e impossível ou dispensável.

Por isso, existe uma flexibilidade prevista no Codex que é possível de ser adaptada para pequenos negócios.

Embora seja reconhecido que a flexibilidade apropriada para o negócio é importante ao aplicar o APPCC, todos os sete princípios devem ser considerados no desenvolvimento do sistema.

Essa flexibilidade deve levar em consideração a natureza da operação, incluindo os recursos humanos e financeiros, infraestrutura, processos, conhecimentos e restrições práticas, bem como o risco associado aos alimentos produzidos.

Ao flexibilizar alguma etapa do APPCC para pequenos negócios, é necessário sempre pensar que essa flexibilização não pode ferir o objetivo principal do programa:

Garantir a produção de alimentos seguros.

A eficácia de qualquer sistema de APPCC, dependerá da gestão e do pessoal com os conhecimentos e habilidades apropriados.

As 12 etapas e os 7 princípios do APPCC

A construção adequada o APPCC, prevê segundo o Codex, 12 etapas e 7 princípios:

Quero entender mais sobre cada etapa? 

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

doze + 19 =