pexels-leeloo-thefirst-7805645

Outubro Rosa e as possíveis ações

Por: Keli Lima Neves

O “Outubro Rosa” é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que ocorre durante todo o mês de outubro.

A escolha do rosa como símbolo da campanha se deve à cor associada ao feminino e a delicadeza, bem como à ideia de esperança e renovação.

O câncer de mama é um problema de saúde pública e a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Durante o Outubro Rosa, incentiva-se as mulheres a realizarem o autoexame das mamas regularmente, a fazerem mamografias periódicas, além de  adotarem hábitos de vida saudáveis que possam contribuir para a prevenção do câncer e para a melhoria da qualidade de vida.

Contudo, é importante ressaltar que o Outubro Rosa é uma oportunidade para disseminar informações sobre o câncer de mama, promover a solidariedade entre as pessoas afetadas pela doença e incentivar a sociedade a se engajar na luta contra o câncer de mama.

Por que é importante para as empresas, adotarem a campanha do Outubro Rosa.

Primeiro porque as pessoas passam grande parte do seu dia no trabalho e é importante que homens e mulheres entendam sobre a importância do diagnóstico precoce.

E também saibam como acolher mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, aquelas que estão em tratamento e até mesmo aquelas que já estão fisicamente curadas.

  • Compromisso Social:

O “Outubro Rosa” destaca o compromisso social de empresas e organizações ao apoiar e promover a conscientização sobre a saúde das mulheres, especificamente a detecção precoce e prevenção do câncer de mama.

Isso demonstra o envolvimento das empresas com questões sociais relevantes.

  • Diversidade e Inclusão:

A campanha reforça a importância da saúde das mulheres, promovendo a igualdade de gênero e a inclusão. Empresas que participam ativamente da campanha mostram apoio às mulheres em suas forças de trabalho e comunidades.

Homens e Mulheres falando sobre o tema.

Contudo, é importante saber levar informações para que os homens saibam lidar com essas situações, tanto na prevenção quanto no estar presente na vida de mulheres que estejam enfrentando momentos delicados.

  • Saúde e Bem-estar dos Funcionários:

Empresas que adotam a campanha do “Outubro Rosa” podem organizar eventos de conscientização, fornecer informações sobre exames de detecção e promover hábitos de vida saudáveis.

  • Voluntariado e Envolvimento Comunitário:

Empresas podem organizar eventos de arrecadação de fundos, workshops educacionais ou programas de voluntariado relacionados ao “Outubro Rosa”, demonstrando seu compromisso com as comunidades em que operam.

Em suma, quanto maior a empresa, maior o número de pessoas impactadas com suas ações.

  • Impacto na Cadeia de Fornecimento:

Empresas que incentivam seus fornecedores e parceiros de negócios a aderirem à campanha “Outubro Rosa” podem influenciar positivamente toda a sua cadeia de fornecimento, ampliando os benefícios sociais da ação.

A adesão ao “Outubro Rosa” pode ser uma ação como parte do pilar social do ESG, no entanto, não deve ser uma obrigação, deve ser genuína e sustentável, indo além de uma simples ação de marketing.

Deve haver um compromisso real com a conscientização sobre a saúde das mulheres e a promoção de medidas que possam fazer a diferença a longo prazo.

Ações que podem ser realizadas

  • Organize palestras educativas em escolas, universidades, empresas e comunidades para informar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e sobre o acolhimento de mulheres que estão passando por essa situação.
  • Distribua materiais informativos, como folhetos e cartazes, com dados relevantes sobre o câncer de mama, fatores de risco e métodos de prevenção.
  • Iluminação rosa
  • Corridas e caminhadas: Organize uma corrida ou caminhada temática em prol da conscientização sobre o câncer de mama, com a arrecadação de fundos para instituições de pesquisa ou apoio a pacientes.
  • Parcerias com empresas: Estabeleça parcerias com empresas locais para promover a campanha, oferecendo descontos ou brindes em produtos rosa, e destine parte das vendas para instituições de combate ao câncer de mama.
  • Feiras de saúde: Organize feiras de saúde em espaços públicos, oferecendo serviços gratuitos de exames clínicos, orientação nutricional e atividades físicas, com foco na prevenção do câncer de mama.
  • Exposições de arte: Realize exposições de arte que abordem a temática do câncer de mama, com obras de artistas locais e depoimentos de sobreviventes.
  • Campanhas nas redes sociais: Crie hashtags e desafios nas redes sociais para incentivar as pessoas a compartilharem informações sobre o câncer de mama, suas histórias pessoais e mensagens de apoio.
  • Workshops e oficinas terapêuticas para pacientes em tratamento.
  • Arrecadação de fundos.
  • Promova um dia de autocuidado.
  • Libere as mulheres da empresa para aproveitem o mês de outubro e agendar seus exames preventivos.

 

Lembre-se de adaptar essas ideias de acordo com os recursos e a comunidade em que você está inserido.

O importante é contribuir para a conscientização e apoio no combate ao câncer de mama.

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

16 + oito =