Conhecimento que Transforma
a Segurança dos Alimentos!
Juntos, semeamos conhecimento para colher um futuro mais seguro

No dia 07 de junho, Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, o Ciência em Ação no Coração de Juiz de Fora foi em um lugar especial: o Parque Halfeld, bem no coração de Juiz de Fora, para uma ação diferente e muito importante. Em parceria com a BR Quality, levamos informação de forma leve, acessível e prática para quem passava por ali pessoas que talvez nunca tivessem parado para refletir sobre algo tão essencial: a segurança dos alimentos que consomem todos os dias.
Para o Ciência em Ação no Coração de Juiz de Fora, escolhemos um ponto de grande circulação justamente porque acreditamos que informação precisa chegar até onde as pessoas estão. Não basta esperar que elas busquem o tema precisamos propor a conversa, escutar e orientar de forma simples e direta. A segurança dos alimentos começa no dia a dia, nos hábitos mais básicos, e nossa missão era aproximar esse conhecimento de quem vive a correria da cidade.
Durante a ação, levantamos questões que parecem simples, mas fazem toda a diferença:
🧼 Será que eu higienizo meus alimentos da forma certa?
📦 Como eu sei se um produto está seguro para consumo?
São dúvidas comuns que muitas vezes ficam sem resposta. Por isso, tivemos momentos de conversa e orientação, para mostrar que segurança dos alimentos não é um bicho de sete cabeças — é cuidado, rotina e consciência.
Para engajar o público, promovemos um quiz com brindes, transformando o aprendizado em algo divertido. Mais do que repassar informações, criamos um espaço de escuta. Queríamos saber o que as pessoas pensam, o que já fazem, onde sentem dificuldade. Só assim conseguimos avançar juntos na construção de uma cultura de segurança dos alimentos.
O tema deste ano para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é “Ciência em Ação”. E não poderia ser mais adequado. Afinal, ciência sem ação, sem chegar ao dia a dia das pessoas, não faz sentido. Transformar conhecimento técnico em hábitos práticos é o verdadeiro objetivo. E eventos como esse ajudam a tirar a segurança dos alimentos do campo teórico e levá-la para a rotina de todos.
A todos que participaram: muito obrigada! Vocês mostraram que sim, informação transforma. Seguiremos com o nosso compromisso de reforçar, todos os dias, para todos, a importância de produzir, manipular e consumir alimentos com segurança.
Porque segurança dos alimentos é saúde pública, é cidadania, é respeito por quem está à nossa volta.
Vamos juntos construir um futuro onde todos tenham acesso a alimentos seguros — e ao conhecimento para reconhecê-los.
Segurança dos alimentos: ciência em ação!