Simplifying the complex, confusion clarity or path vector idea concept with lightbulbs doodle illustration

A arte como ferramenta para treinamentos de Segurança dos Alimentos

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio:

Por: Keli Lima Neves   De uma forma geral todos utilizamos da arte para qualquer treinamento que realizamos, a questão é que muitas vezes usamos da arte que faz sentido para nós e não pensamos na arte que faz sentido para quem irá nos ouvir e esse é o primeiro ponto que precisamos rever.   Nós que realizamos treinamentos, devemos entender um pouco sobre o processo de aprendizagem humana para então moldar os nossos treinamentos de acordo com a forma que aquele grupo de pessoas assimila melhor as informações.   Estudando um pouco sobre as formas de aprendizagem humana, eu entendi que os principais princípios de aprendizagem na andragogia (ensino para adultos) são: Saber, Sentir, Querer e Agir e as engrenagens para ativar esses caminhos podem ser: a inteligência, a vontade e a sensibilidade.   Então, como não pensar na arte quando falamos principalmente (não somente) em Sentir e em Sensibilidade. Há tantas formas de usar a arte para fazer sentir e sensibilizar para aquilo que queremos ensinar.   Mas, um passo de cada vez, não podemos sair inserindo “arte” nas nossas didáticas de treinamento simplesmente porque vimos alguém fazendo e deu certo. Precisamos antes, nos conhecer, conhecer as pessoas com quem iremos falar, precisamos gostar de pessoas, precisamos ser criativos e qual a melhor forma de ativar a criatividade se não inserindo a arte primeiramente em nossa vida?   Se você quer causar uma mudança, quer trabalhar uma cultura positiva, olhe para como você está tratando esse assunto, lembre-se que pessoas gostam de pessoas e que elas precisam gostar de você para que você consiga acessar o melhor que há em cada uma delas, além disso, lembre-se que para engajar você precisa desenvolver determinada sensibilidade e facilidade de lidar com seres humanos, as pessoas precisam entender o por que e não apenas serem “obrigadas” a fazer, dividir as responsabilidades é fundamental.   Coloque arte na sua vida, a arte, nas suas mais diversas possibilidades, torna as pessoas mais sensíveis e uma pessoa sensível tem maior capacidade de olhar para o outro de forma mais afetiva, mas tranquila o que é totalmente necessário na construção deste cenário de mudanças de hábitos para construção de uma cultura positiva.   Para finalizar, deixo aqui o significado de arte de acordo com o dicionário e uma reflexão, se arte é o conjunto de meios para obtenção de finalidades práticas ou produção de objetivos, como dissociar o uso da arte do ensino?  

arte

substantivo feminino
  1. habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
  2. conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

1 + vinte =