White and brown sugar on the table

Açúcar ou adoçante?

Bebidas adoçadas com açúcar ou com adoçantes? O que é mais prejudicial à saúde?

Por: Maria Elisa Monteiro

Açúcar ou adoçante? Qual a melhor opção?

Sem dúvida alguma, os sucos naturais, aqueles feitos na hora, direto da fruta, sem adição de aditivos, açúcar ou adoçantes são a melhor opção. E com certeza seria a escolha mais saudável, afinal de contas as frutas são fontes de vitaminas e fibras, entre outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas e quando isso não é possível? O que fazer?

Muito se ouve falar sobre a quantidade de açúcar adicionado nos “sucos de caixinha” e outras bebidas de fruta, muitas vezes comparando com os refrigerantes. Há até algumas pessoas que, equivocadamente colocam os “sucos de caixinha” como vilões do açúcar e o refrigerante o “bom moço” dessa polêmica. Quem ainda não viu a famosa foto da quantidade de açúcar presente na caixinha de suco comparada com o refrigerante?

Com base na premissa de que açúcar em excesso faz mal à saúde, o que é uma verdade, muitos consumidores partem para a substituição do açúcar por adoçantes (ou edulcorantes, como são denominados pela legislação e como aparecem nas listas de ingredientes, nos rótulos). E essa prática também é adotada pela indústria de bebidas como uma alternativa para a redução de calorias e açúcares adicionados nas bebidas, preservando o sabor doce das mesmas.

A pergunta é: o que é mais prejudicial à saúde: o açúcar ou o adoçante? Para tomarmos a melhor decisão na hora de matar aquela sede, vale a pena pensarmos em algumas questões:

Em várias opções de bebidas disponíveis no mercado, parte do açúcar é substituída por algum adoçante, fazendo com que a bebida continue com o sabor doce, com uma quantidade menor de açúcar, portanto menos calórica, mas adicionado de adoçantes.

No caso de bebidas diet, zero açúcar ou light, o açúcar é totalmente substituído pelo adoçante.

Temos as opções de sucos, néctares e refrigerantes adoçados exclusivamente com açúcares, mas com maior quantidade de calorias.

Mas continuamos, em todos esses casos, ingerindo açúcar, adoçante ou ambos.

Vale esclarecer que tanto o açúcar quanto os adoçantes (edulcorantes) são permitidos pela legislação de bebidas. Segundo o Decreto 6.871de 04 de junho de 2009 do Ministério da Agricultura, no caso dos néctares podemos adicionar até 10% de açúcar, podendo esse açúcar ser parcialmente substituído por edulcorantes, ou seja, por adoçantes. No refrigerante, segundo o mesmo Decreto, também é permitido o uso de adoçantes.

Resumo da estória: se pensarmos no consumo de um alimento menos nocivo à saúde, o açúcar pode ser até melhor que o adoçante, mas precisa ser consumido com moderação, uma vez que traz alguns inconvenientes como risco de desenvolver diabetes, aumento de peso, envelhecimento das células. O adoçante deve ser consumido apenas por pessoas com restrições ao uso do açúcar, mas também com muita moderação, pois se consumidos em excesso, podem trazer sérios prejuízos à saúde.

Mas o consumo de bebidas e alimentos em geral precisa ser pensado não apenas em calorias ingeridas, mas sim no seu valor nutricional como um todo, sem deixar de lado o prazer que nos proporciona. Buscar o equilíbrio no consumo é a chave para evitarmos os alimentos menos saudáveis sempre que possível, porém sem deixarmos de saborear uma bebida que nos proporcione boas sensações, na hora de matar a sede.

O grande desafio é buscar pelo sabor natural e real dos alimentos, muitas vezes camuflados por tantos aromatizantes, acidulantes e adoçantes e pelo excesso de açúcar. E nesse quesito, temos que reeducar nosso paladar, muitas vezes “viciado” no sabor doce. Gradativamente, ao diminuirmos o consumo açúcar ou adoçante, vamos encontrando novas experiências para o nosso paladar, resignificando o lado doce da vida!!

Organização Mundial da Saúde alerta contra uso de adoçantes artificiais

A escolha dos alimentos para sua alimentação.

 

Fonte da Imagem: Freepik

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

quatro × 2 =