Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio:
Sem dúvidas, um dos fatores determinantes da saúde do indivíduo é a alimentação, a qual depende tanto da qualidade sanitária, quanto da composição nutricional dos alimentos. Porém, para garantir tal qualidade é preciso que os manipuladores de alimentos passem por treinamentos eficientes. Acompanhe abaixo os benefícios dos treinamentos.
Alimento seguro
A qualidade sanitária dos alimentos está diretamente relacionada com a sua segurança no momento do consumo. A segurança dos alimentos pode ser definida como o direito de todos os cidadãos terem acesso a alimentos livres de contaminantes que podem causar algum dano a sua saúde. Dentre as doenças veiculadas por alimentos, tem-se as de origem física, química e microbiológica. A contaminação dos alimentos pode ocorrer em cozinhas, durante o processamento das refeições. Os mais frequentes casos de contaminação são os causados por microrganismos patogênicos. A sobrevivência desses microrganismos decorre, principalmente, das condições inadequadas de higiene e de temperatura a que são expostos os alimentos durante o processamento, armazenamento e distribuição. Vale ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 60% dos casos das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) resultam do descuido dos manipuladores na lavagem das mãos, técnicas inadequadas no preparo e processamento dos alimentos, bem como das não conformidades de higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Outro dado preocupante é que a cada ano, pelo menos dois bilhões de pessoas no mundo sofrem de alguma intoxicação ou infecção de origem alimentar, representando assim, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.Qual a importância dos treinamentos?
Pesquisas apontam que os resultados não dependem apenas dos investimentos em equipamentos, mas em recursos humanos. Sem investimentos nesse setor é impossível desenvolver as capacidades técnicas necessárias ao sucesso da empresa, pois o aperfeiçoamento de sua qualidade depende do desempenho da equipe operacional. Assim, torna-se evidente a necessidade de fortalecer e capacitar cada vez mais as equipes de trabalho. A obtenção de cerca de 70% dos critérios propostos em sistemas HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), depende exclusivamente do desempenho da equipe operacional nas ações de segurança sanitária. Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho. O desenvolvimento de pessoas é uma ferramenta poderosa nesse contexto, pois demonstra o interesse, por parte da empresa, em aperfeiçoar as competências de seus colaboradores. Dessa forma, eles ficam mais satisfeitos e reconhecem seu valor dentro da companhia, além de ganhar impulso para progredir na carreira.De modo geral, os benefícios dos treinamentos são:
- Capacitação profissional.
- Desenvolvimento pessoal.
- Melhora do clima organizacional.
- Aumento de produtividade.
- Melhora a confiança.
- Diminui a rotatividade.
- Aumenta a credibilidade da empresa.
Adicione um comentário