Woman cut slice cheese for cook using knife in the kitchen - people making food with cheese concept

Recall queijo vendidos no Aldi

Recall queijo vendidos no Aldi

Por: Keli Lima Neves

Sugiro que você leia e entenda sobre esse Recall e mais do que isso que você se pergunte: “A empresa que eu trabalho faria esse Recall?”

“A Savencia Cheese USA está recolhendo queijos curados macios selecionados fabricados em Lena porque eles têm o POTENCIAL de estar contaminados com Listeria monocytogenes , um organismo que pode causar infecções graves e às vezes fatais em crianças pequenas, pessoas frágeis ou idosas e outras com sistemas imunológicos enfraquecidos. Embora indivíduos saudáveis ​​possam sofrer apenas sintomas de curto prazo, como febre alta, forte dor de cabeça, rigidez, náusea, dor abdominal e diarreia, a infecção por Listeria pode causar abortos espontâneos e natimortos entre mulheres grávidas.”

O texto acima não foi escrito por mim, foi escrito pelo fabricante, ao anunciar o Recall e informar as autoridades, demonstrando total ciência de que trata-se de um POTENCIAL perigo e destacando que apesar de potencial, se presente, grupos específicos de consumidores podem adoecer, além do aborto espontâneo que pode causar em mulheres grávidas.

Agora chamo atenção para como eles descobriram a potencial contaminação, mais uma vez, este texto, eu retirei na íntegra do anúncio do Recall na página do FDA.

“Por meio de testes de rotina, foi identificado que o equipamento de processamento no local pode ter sido contaminado com Listeria monocytogenes . Embora os testes de produto acabado não tenham identificado o produto contaminado, iniciamos um recall voluntário para recuperar o produto potencialmente afetado.”

O texto nos leva a entender, que a empresa possui um monitoramento de patógenos ambientais e que em um destes monitoramentos, identificou a contaminação, através da rastreabilidade do processo, verificaram quais lotes podem ter sido fabricados neste equipamento e que de alguma forma poderiam ter sido contaminados. Sendo a microbiologia uma ciência nada exata, a empresa, mesmo identificando que em suas análises de produto final, a contaminação não foi detectada, entendeu que, o risco era eminente e que parte do lote pode sim estar contaminado, então, conclui que o correto a se fazer, em caso de dúvidas, é recolher e de forma alguma deixar que seus consumidores corram riscos de saúde.

A microbiologia é um mundo invisível e cheio de incertezas! As industrias de alimentos possuem muitas ferramentas para colocaar em prática e tentar evitar ou identificar (como neste caso) possíveis contaminações, mas, o fato é que muitas não utilizam todos os recursos existentes.

Sua empresa faz monitoramento ambiental de patógenos? Faz da forma correta e responsável?

As análises dos produtos finais são apenas para verificação do processo. É totalmente amostral e em se tratando de microbiologia, sabemos que isso tem impacto e por isso existem os monitoramentos de processo, aqueles controles que realizamos e que quando eles sofrem um desvio, sabemos que devemos considerar o produto como potencialmente inseguro e iniciar uma investigação.

Mas será que todas as industrias de alimentos e profissionais do Food Safety fazem isso?

Este recall voluntário está sendo conduzido em coordenação com a Food and Drug Administration dos EUA, as informações sobre o Recall, podem ser conferidas no site do FDA.

Aproveito esse Recall para trazer esses questionamentos para mim e para você.

Segurança dos alimentos é responsabilidade social! Nossas decisões implicam na saúde e na vida das pessoas.

Os seguintes produtos são afetados por este recall:

Saiba mais sobre Listeria monocytogenes.

Fonte da imagem: Freepik

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

quinze + 4 =