cheese-appetizer

Recall queijos (Listeria)

Por: Keli Lima Neves

Recall queijos potencialmente inseguros, contaminados com Listeria monocytogenes acontecendo no Brasil

O Latícinios VALE DOS BURITIS anunciou no dia 04 de setembro de 2024, um Recall voluntário devido ao possível risco de contaminação microbiológica por Listeria monocytogenes em queijos.

Os produtos que estão em processo de Recall são: 

  • QUEIJO PARMESAO RALADO SEM DESIDRATAR – 1KG, MARCA SANTA MARTA (190, 193, 197, 202, 205, 206, 213, 214, 218, 219, 223, 225, 227, 228, 230, 232, 234)
  • QUEIJO PARMESAO RALADO SEM DESIDRATAR-1 KG, MARCA BURITIS ( 191, 207, 209, 215, 218, 221)

Se você possui algum destes produtos em casa, a recomendação é que o mesmo não seja consumido.

Trata-se de mais um caso de Recall voluntário, isso significa que a empresa detectou uma não conformidade depois que o produto já estava no mercado e como estabelecido em lei, uma vez que isso acontece, o procedimento correto é a realização do Recall.

Não significa dizer que todo produto está contaminado, mas, significa que todo produto é potencialmente inseguro, uma vez que a empresa detectou através de alguma análise tardia ou de uma avaliação de processo a presença de Listeria monocytogenes e ao realizar a rastreabilidade conclui que estes produtos e estes lotes podem ter sido afetados, procedendo assim, corretamente com o Recall voluntário.

É esta ação esperada quando uma empresa recebe, por exemplo, um resultado de análise de laboratório externo apresentando contaminação, referente a um produto que já está no mercado, seja ela uma contaminação microbiológica, química ou física.

Mas como isso pode acontecer? Como um produto pode ser liberado sem o resultado de análise?

As análises do produto final não devem ser requisitos de liberação de produto. Elas devem ser utilizadas como forma de verificação dos processos e dos monitoramento existentes que asseguram a produção de alimentos seguros. Ou seja, eu tenho no processo vários indicadores que me demonstram que meu processo está sob controle e meu produto é seguro. Esses monitoramentos devem ser estipulados apropriadamente e avaliados frequentemente durante o processo de fabricação. Quando eu tenho um resultado de analise de produto final contaminado, significa dizer que houve uma falha no meu processo, nos meus monitoramentos e então, além do Recall eu preciso voltar e revisar os meus controles e comprometimento com a segurança dos alimentos produzido.

O monitoramento de patógenos ambiental é uma ferramenta muito importante que deve ser usada pelos produtores de alimentos, afim de detectar se a Listeria ou outro patógeno como a Salmonella podem estar presentes na sua fábrica e assim, é possível tomar uma ação, antes que o produto final esteja contaminado.

Legislações sobre Recall no Brasil.

O processo de Recall de Alimentos no Brasil é legalizado por dois diferentes Ministérios: Ministério da Justiça e Ministério da Saúde (ANVISA), no caso de alimentos com registro do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), ainda há de se seguir as orientações específicas deste.

Qualquer pessoa tem acesso aos processos de Recall em andamento, basta entrar no site da ANVISA e você pode filtrar por alimentos. No site da ANVISA você encontrará os processos de Recall do que compete a ANVISA (Cosméticos, Alimentos, Medicamentos, etc), outros como por exemplo: veículos e eletrônicos você encontrará no site do SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor, criada pelo Decreto nº 7.738, de 28 de maio de 2012, integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Clique aqui para consultar Recall no site da ANVISA.

Todo aviso de Recall de alimentos será publicado no DOU – Diário Oficial da União e é lá ou no site da ANVISA que você encontrará as informações verdadeiras.

Formas de contaminação dos alimentos por Listeria:

Está bem estabelecido que qualquer alimento fresco de origem animal ou vegetal pode apresentar números variados de Listeria monocytogenes. Em geral, este microrganismo tem sido encontrado em leite cru, queijo mole, carnes frescas ou congeladas, frango, frutos do mar, frutas e produtos vegetais. A presença de L. monocytogenes em alimentos pode ser derivada da matéria prima que é contaminada, ainda no campo, por insumos, água, etc. Ela pode também ocorrer pela contaminação durante ou pós-processamento, uma vez que o microrganismo possui a capacidade de colonizar plantas processadoras de alimentos e se estabelecer em nichos a partir dos quais, continuamente ou intermitentemente, contamina dos alimentos.

Doença

 A contaminação do alimento pela Listeria monocytogenes pode provocar uma doença gastrointestinal conhecida como Listeriose. Os sintomas são: meningite, encefalite ou septicemia, pode levar ao aborto, nascimento de feto morto ou prematuro quando a mulher grávida é infectada no segundo e terceiro trimestres. Na fase entérica, a sintomatologia é semelhante a da gripe, acompanhada de diarréia e febre moderada. No entanto, em alguns casos estes sintomas são inaparentes.

O caso de Recall e mortes por alimentos contaminados com Listeria nos EUA

Fonte da Imagem: Freepik

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

17 + 13 =