selo arte

Selo ARTE, você sabe o que é?

O Selo ARTE é um facilitador para que no Brasil os produtores de alimentos artesanais comercializem seus produtos em todo o território nacional e foi criado pelo Decreto nº 9.918/2019. Ele é a garantia de que os alimentos de origem animal sejam produzidos de uma maneira totalmente artesanal, além de apresentarem as características tradicionais, regionais e culturais que fazem dele um produto único. Com este selo artesanal, os produtores têm maior facilidade para registrar e comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Mas afinal, o que é o selo arte?

é um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal. Houve a necessidade de se criar um sistema de gestão, ágil e descomplicado, que viabilizasse a operacionalização dos processos de solicitação, análise, concessão e controle dos produtos certificados. Neste sentido, criou-se o Sistema de Gestão do Selo Arte – SGSA. Sistema este que, em conjunto com o Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção – SGSI e o Sistema de Gestão de Estabelecimentos – SGE integra a plataforma do e-SISBI.

É uma certificação que permite a comercialização desses produtos em todo o território nacional, pois afirma o cumprimento de normas sanitárias e assegura as características regionais e culturais de cada produto.

Quais produtos podem receber o Selo ARTE

Segundo informação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Selo ARTE não para de crescer no Brasil, estando presente em 233 produtos artesanais produzidos em todo o país. Eles são divididos em quatro categorias:

  • Lácteos;
  • Cárneos;
  • Pescados;
  • Produtos oriundos de abelhas.

Quem pode utilizar este serviço? 

O Sistema de Gestão do Selo Arte pode ser utilizado pelos entes federativos concessores de Selo Arte, serviços oficiais de inspeção (SGSI e SGE), produtores interessados em certificar os seus produtos, consumidores e usuários externos para consulta sobre a regularidade dos produtos junto ao órgão oficial.

Para solicitar a certificação devem ser atendidos dois pré-requisitos básicos: cadastro no SGSI do serviço oficial de inspeção ao qual o estabelecimento está vinculado; e cadastrado no SGE do estabelecimento e do produto a ser certificado.

Como solicitar a certificação de Selo Arte?

O interessado na obtenção deve entrar no Sistema de Gestão do Selo Arte – SGSA e protocolar a solicitação de certificação, preencher os dados exigidos por intermédio do sistema. De forma geral, será necessário comprovar o atendimento às boas práticas e apresentar o memorial descrito do produto, caracterizando-o como elegível a receber o Selo.

Para saber mais informações, acesse o site.

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

três × três =