53fbde3d-387a-466a-a7c9-4c8b3a350793_carnaval-foto

Dicas para uma Alimentação Segura no Carnaval

Dicas para uma Alimentação Segura no Carnaval

Por: Keli Lima Neves

O Carnaval é uma festa animada, repleta de cores, música e energia contagiante. No entanto, para aproveitar ao máximo  é crucial cuidar da sua saúde, especialmente no que diz respeito à alimentação. Carnaval pede uma boa alimentação e prefereciamente uma alimentação leve. Com tantas opções tentadoras nas ruas, é fácil ceder a impulsos alimentares que podem comprometer o bem-estar e também tem aqueles momentos do descuido ou falta de opção quando a fome bate ….. e aí? O que fazer?

Separamos algumas dicas para você:

1. Cuidado com Alimentos de Rua:

Se decidir saborear as delícias oferecidas pelos vendedores ambulantes, escolha fornecedores confiáveis e que sigam boas práticas de higiene. Dê preferência a alimentos cozidos na hora e evite opções que ficam expostas por longos períodos.

2. Evite Excessos Alcoólicos:

O consumo de álcool é comum durante o Carnaval, mas o excesso pode ser prejudicial à saúde. Beba com moderação, intercalando o consumo de álcool com água para ajudar na hidratação. Evite dirigir se estiver sob efeito de álcool e esteja ciente dos limites de consumo seguro.

3. Cuidado com as Comidas Picantes:

Alimentos muito condimentados ou picantes podem causar desconforto gastrointestinal, especialmente em um ambiente onde a hidratação pode ser desafiadora. Se optar por sabores mais intensos, faça-o com moderação e esteja atento à sua tolerância.

4. Atenção às Condições de Armazenamento:

Caso decida levar sua própria comida para o Carnaval, certifique-se de armazená-la corretamente para evitar a contaminação. Utilize recipientes térmicos para manter os alimentos quentes e bolsas térmicas para itens perecíveis.

5. Planejamento e Preparação:

Antes de sair para os eventos carnavalescos, faça um planejamento alimentar. Leve lanches saudáveis e práticos, como frutas cortadas, sanduíches integrais e oleaginosas, para garantir que você tenha opções nutritivas à disposição.

6. Não tente novidades

Consuma alimentos que você já é acostumado, não tente inovar e sair experimentando alimentos diferentes nesta época.

6. Tenha um socorro com você:

Tenha algo com você! Sim! Sabemos que dependendo da festa á impossível levar algo, mas. uma barra de cereal, um saquinho com oleaginosas cabem no bolso ou na pochete. Se a fome bater e você não tiver opções seguras por perto, pode recorrer ao seu socorro.

7. Na dúvida opte pelo industrializado

Sim! É isso mesmo! Se você não tiver segurança nos locais ou serviços ambulantes que estão servindo alimentos, opte por comprar algo industrializado pronto para consumo, os famosos snacks. Existem inclusive opções saudáveis por aí. Se você não está preocupado com opções saudáveis, um bom sorvete também pode ajudar a enganar a fome se você estiver sem opções seguras por perto.

8. Tem alergia?

Já sabe que seu cuidado é redobrado então, melhor planejar bem suas festas e sua alimentação. Lembre-se que nestas épocas os hospitais ficam bem movimentados.

9. Escolheu um restaurante que você nunca foi?

Prefira opções que não sejam de Self service lotados, opte por restaurante com menu. Não deixe de dar aquela conferida no ambiente, na cozinha, nas condições das pessoas que estão servindo. Se for self service lembre-se: comida fria deve estar refrigerada e comida quente deve estar aquecida. Não coma alimentos expostos sem os devidos cuidados. Neste link tem dicas para você escolher o local para refeição fora de casa: Cuidados ao comer fora de casa

Ao seguir essas dicas simples, você pode evitar uma contaminação transmitida por alimentos que pode acabar com sua festa. Lembre-se de ouvir o seu corpo, alimentar-se de maneira equilibrada e manter-se hidratado para aproveitar ao máximo essa festa tão esperada.

E não esqueça aquele conselho de mãe: não aceite comidas e bebidas de estranhos!

Tenha um Carnaval saudável e inesquecível!

5 Dicas para cair na folia com Segurança! Por que sua vida vai muito além de uma festa!

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

10 − sete =