4991508_3ef907801ff6884

Venda de alimentos atingidos por enchente

Empresa é suspeita de vender alimentos e bebidas atingidos por enchentes que deveriam ser descartados

Sobre a comercialização e consumo de alimentos que passaram por um processo de enchente

Venda de alimentos atingidos por enchente

Sobre essa situação em específico. Primeiro que não estamos falando de uma tentativa de reaproveitamento por parte do próprio consumidor afetado ou da empresa que fabrica e sim de um ato criminoso, de pessoas que certamente não estão consumindo esses produtos, mas estão limpado e comercializando sem o mínimo respeito pela saúde das pessoas que já foram tão afetadas e prejudicadas.

Em segundo lugar, é obvio que esse tipo de alimento não deve ser consumido em hipótese alguma. Infelizmente já era sabido que um dos grandes problemas pós enchente seriam os desperdícios, os descartes, não só dos alimentos, mas de tudo que ficou em baixo da água e não pode ser recuperado.

É triste pensar em todo alimento que deverá ser descartado, enquanto temos tantas pessoas passando fome, mas, esse alimento é inseguro para o consumo e não há muitas formas de conseguirmos comprovar sua segurança ou possibilidade de ser reutilizado, reprocessado ou consumido.

Consumir alimentos que passaram por uma enchente representa um risco significativo para a saúde devido à contaminação com uma variedade de patógenos e muitas substâncias tóxicas. Aqui estão alguns dos principais perigos associados:

  1. Contaminação por Patógenos: As águas de enchentes frequentemente contêm uma mistura de esgoto, resíduos industriais e outros poluentes. Isso pode levar à contaminação dos alimentos com bactérias, vírus e parasitas, como E. coli, Salmonella, Hepatite A, Giardia e muito outros contaminantes biológicos. Esses patógenos podem causar doenças graves.
  2. Produtos Químicos Tóxicos: Durante uma enchente, produtos químicos perigosos, como pesticidas, combustíveis, produtos de higienização e outros contaminantes industriais, podem ser transportados pela água e depositados nos alimentos. A ingestão desses produtos químicos pode resultar em envenenamento, danos ao fígado, rins e outros órgãos, além de aumentar o risco de câncer.
  3. Mofo e Fungos: A umidade excessiva promovida pelas enchentes cria condições ideais para o crescimento de mofo e fungos nos alimentos. Alguns tipos de mofo produzem micotoxinas, que são substâncias tóxicas que podem causar problemas de saúde, incluindo reações alérgicas e doenças respiratórias.
  4. Degradação e Deterioração dos Alimentos: A exposição à água de enchentes pode levar à deterioração rápida dos alimentos, comprometendo sua qualidade e segurança. Alimentos enlatados ou embalados podem ter suas embalagens danificadas, permitindo a entrada de contaminantes.

Não! Não é seguro consumir alimentos que passaram por uma enchente! Nem os da sua casa!

Quero doar alimentos de forma segura.

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

12 − 3 =