Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio:
Por: Keli Lima Neves
Tenho pensado muito sobre esse assunto, sobre o quanto a arte é importante em nossa vida, quanto pode nos ajudar em nossas atividades profissionais.
De cara nos perguntamos: – Como assim? – Arte neste mundo branco em que vivemos na indústria de alimentos? Arte em treinamentos de Boas Práticas de Fabricação?
Sim!! A arte nesta nossa realidade!
Mas o que é Arte?
Quanto pensamos em arte, pensamos em beleza, leveza, e realmente a arte é isso, mas é muito mais. A arte possui um caráter estético e está intimamente ligada com as sensações e emoções. É um tipo de comunicação que nos acompanha desde os primórdios, na época das cavernas os seres humanos se comunicavam por meio da arte rupestre.
Ela existe em todas as culturas e sua definição continua sendo discutida incansavelmente.
Podemos citar 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos, jogos eletrônicos e arte digital. Assim fica mais fácil identificar onde você já usa a arte no seu trabalho e pensar em outras formas de usar no seu dia-a-dia.
Várias são as formas que as empresas utilizam ou tentam utilizar da arte para melhorar o ambiente de trabalho, sem muitas vezes se dar conta disso: músicas para os colaboradores, cores dos ambientes, algumas empresas vão muito além e organizam espaços de leitura, de jogos, utilizam obras de arte para decoração.
Existem vários estudos que demonstram a importância da arte para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho, bem como aumentar a produtividade, a criatividade e melhorar os relacionamentos.
Mas antes de pensarmos em como usar a arte em nosso dia-a-dia, precisamos entender mais sobre os diferentes tipos de arte, conhecer o espaço e as pessoas onde estamos inseridos para entender o que fará sentido para aquele grupo de pessoas.
Não podemos pensar em arte se outros fatores como como temperatura, iluminação, ergonomia, qualidade do ar, dentre outros agentes que influenciam diretamente na saúde física e mental dos trabalhadores não estiverem em conformidade.
E qual a relação da Arte com a Cultura de Segurança dos Alimentos?
Cultura envolve tudo que fazemos, sentimos e pensamos. A Cultura é definida pela antropologia e pela sociologia como um conjunto de hábitos, atitudes, valores, crenças, normas e conhecimentos de um determinado grupo. Por isso, podemos afirmar que cada sociedade – seja ela uma comunidade ou uma empresa – dispõe de sua própria Cultura. É um conjunto de valores.
A arte é uma forma de representar a cultura. Expressamos nossa cultura através da arte, músicas, livros, obras de arte, filmes, danças, roupas, maquiagem, cores.
Pare para pensar um pouquinho, as expressões artísticas mudam de acordo com a cultura de cada local, os gostos musicais, a forma de se vestir, as danças. Algumas formas de expressão de arte não mudam, elas chegam em todo canto do mundo e são inseridas como fazendo parte dos hábitos culturais daquele grupo de pessoas.
Arte e Cultura são indissociáveis e se falamos em Cultura de Segurança dos Alimentos, então, precisamos sim falar de arte! Podemos encurtar caminhos se tivermos a sensibilidade para utilizar a arte como um aliado neste processo.
Precisamos olhar para a nossa atividade e identificar a arte que existe nela, além de buscar meios de utilizar as tantas formas de arte para transformar ações, hábitos, para engajar as pessoas em um mesmo propósito.
Se arte é a expressão da beleza, porque não demonstrarmos a beleza e grandeza que há em nossa atividade, através da arte?
Adicione um comentário