WhatsApp Image 2024-05-22 at 15.49.09

Biodiversidade: Ameaças, Conservação e Importância.

Introdução

A biodiversidade, ou diversidade biológica, é a variedade de vida na Terra em todas as suas formas e interações. Essa diversidade é essencial para o funcionamento saudável dos ecossistemas e para a sustentação da vida no planeta. Ela abrange não apenas a diversidade de espécies, mas também a diversidade genética e a diversidade de ambientes.

No dia 22 de abril é considerado o dia internacional da biodiversidade, esse dia tem como objetivo a conscientização e compreensão sobre as questões relacionadas á biodiversidade do planeta. Ao aumentar a conscientização e promover ações concretas, essa celebração ajuda a mobilizar esforços para proteger e restaurar toda essa diversidade de vida, assegurando o equilíbrio ecológico.

 

Ameaças a biodiversidade

 As ameaças a biodiversidade são muitas e vem tendo grande avanço. Esse impacto está relacionado principalmente das ações humanas, podemos pontuar, a poluição, o desmatamento e o abuso de extração dos recursos naturais. Todos esses fatores estão alterando toda a vida no planeta, gerando um grande desequilíbrio ambiental.

Perda de habitat: o desmatamento e a conversão de habitats naturais para o avanço de áreas urbanas, como as construções de cidades, estradas e barragens, para a produção agrícola, mineração e as indústrias. A perda de habitat é a principal causa de extinção das espécies, levando a fragmentação dessas populações, e prejuízo no seu ciclo de vida. Afetando diretamente milhares de espécies de microorganismo, plantas e animais, reduzindo o contato entre elas, e como resultado a sua redução e o risco de extinção.

Poluição: o uso e o descarte inadequado de produtos químicos tóxicos, pesticidas, fertilizantes, resíduos industriais e o grande número de lixo, tem efeito negativo no ambiente. Esses resíduos contaminam o solo e pode levar à poluição visual e física dos ecossistemas, como exemplo à ingestão acidental por parte dos animais e isso pode resultar em danos físicos e até a morte, milhares de animais morrem por ano por causa da indigestão de materiais descartados de forma incorreta. Podemos incluir também as mudanças climáticas a um dos fatores da poluição, que altera a temperatura da terra causando um aumento global, maiores incidências de eventos climáticos extremos, acidificação dos oceanos e mudanças nas correntes marítimas e de ar.

Exploração de recursos naturais: o aumento pela busca por recursos naturais também tem impactado os ecossistemas e diretamente a biodiversidade. O ser humano vem retirando da natureza uma quantidade excessiva desses recursos, a pesca, a caça, a exploração madeireira, sendo diretamente ligado ao desmatamento e a coleta de plantas e animais para o uso da sociedade, isso resulta nas inconstâncias das populações e na degradação do meio ambiente em que eles vivem.

Falta de informação: A falta de conscientização sobre os impactos que temos sobre a natureza e a importância de mantermos ela saudável leva as pessoas a continuar agindo de forma que prejudicam a biodiversidade. Muitas pessoas não estão cientes dos impactos negativos que causam na flora e na fauna e como manter um ambiente em equilíbrio é valioso.

Espécies invasoras: espécies invasoras trazidas pelo homem que competem com as espécies nativas. Elas podem competir por recursos, espaço geográfico, espécies invasoras podem introduzir novas doenças, impactar a cadeia alimentar por não ter um predador natural, e tudo isso pode causar um declínio ambiental no habitat onde essas espécies estão.

 

Conservação

A conscientização e a educação é a melhor forma de mudarmos a situação atual relacionada á biodiversidade do planeta, pois ajuda a aumentar o entendimento sobre a importância da diversidade ambiental e a incentivar ações individuais e coletivas para protegê-la.

Incentivando práticas sustentáveis, incluir uma cultura de educação ambiental e informar a população sobre sua importância. Desenvolver políticas que reconheçam o valor econômico dos serviços vindos dos ecossistemas prestados pela biodiversidade, incentivando práticas de conservação por parte de empresas e comunidades. Promover práticas agrícolas, florestais, pesqueiras e de uso da terra que sejam ecologicamente sustentáveis e que minimizem o impacto negativo sobre a biodiversidade. Fazer políticas públicas para a reconstrução da biodiversidade, dando espaço para a proteção de alguns habitats, criando parques nacionais, corredores ecológicos, preservando ambientes com riquezas naturais e implementar medidas para recuperar áreas degradadas através da reflorestação e reabilitação.

 

Importância

Posto isso, a biodiversidade é uma parte vital da riqueza da vida na terra e sua perda trás grandes dificuldades para a saúde do planeta e para os seres que nela vivem. Podemos citar a desestabilidade dos ecossistemas, o aumento de doenças, problemas no desenvolvimento econômico e social, aumento dos desastres ambientais, falta de alguns recursos fundamentais para o ser humano, como alimento, água, afetando o clima e os ciclos ecológicos. É de grande importância preserva – lá e coexistir de uma forma mais sustentável, para que a humanidade e toda vida no planeta caminhe junto e prospere.

POR: Letícia dos Santos

https://brqualityconsultoria.com.br/biodiversidade-ameacas-conservacao-e-importancia/

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

19 − cinco =