Nós do Semear apoiamos a acessibilidade! Ouça nosso conteúdo em áudio:
Infelizmente, muitas pessoas vivem em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza no mundo todo, e o Brasil não fica de fora. Algumas famílias passam por necessidades e não conseguem garantir alimento para todas as refeições, consequentemente, elas acabam contando com doação de alimentos.
No atual contexto econômico-social, a solidariedade é um valor cada vez mais notado na sociedade, porém, é fundamental garantir que os alimentos doados continuem a possuir características de segurança através da aplicação de procedimentos adequados de modo a preservar as suas condições para consumo.
Tendo em consideração que os beneficiários das doações de alimentos pertencem muitas vezes aos grupos de sociais mais vulneráveis, como idosos, crianças e doentes crónicos, torna-se necessário dar uma especial atenção às condições de higiene em que se desenvolvem essas operações, de forma a evitar a transmissão de agentes capazes de provocar doenças como infecções alimentares.
O que doar ?
Alimentos não-perecíveis
São todos aqueles que vêm embalados de fábrica e têm longa duração. São alimentos ideais para a arrecadação, pois podem ficar à temperatura ambiente sem estragar e exigem menos cuidados para armazenamento (diferente de frutas e congelados, por exemplo). Além de arroz, feijão, açúcar e farinha de trigo, confira abaixo outras opções de não perecíveis que você pode doar em uma campanha de doação de alimentos:- leite em pó
- legumes enlatados como milho e ervilha
- gelatina em pó
- mistura para bolo
- biscoitos
- milho de pipoca
- fubá
- achocolatado em pó
- óleo de cozinha
- leite em caixa longa vida
Alimentos perecíveis
Há instituições de arrecadação de alimentos que aceitam alimentos perecíveis como frutas, legumes e congelados. Nesses casos, quem vai doar precisa tomar os seguintes cuidados:- Frutas e legumes: podem ser doados verdes e maduros, mas nunca estragados. Precisam ser doados refrigerados (converse com a ONG que deseja ajudar, para ter orientações sobre como transportar os alimentos ou se eles retiram em sua casa).
- Congelados: precisam estar na validade, com a embalagem íntegra e, claro… congelados! Neste caso, também é preciso combinar com a ONG que vai receber, para que o alimento não estrague antes de chegar ao seu destinatário.
Adicione um comentário