Conhecimento que Transforma
a Segurança dos Alimentos!
Juntos, semeamos conhecimento para colher um futuro mais seguro
Por: Keli Lima Neves
Indicadores de Segurança dos Alimentos (Food Safety)
Quando penso em indicadores de qualidade e de segurança dos alimentos, sempre me lembro de situações que já vivi e do meu constante pensamento de que o maior sonho dos profissionais do Food Safety é que a direção da empresa dê para os indicadores de segurança dos alimentos no mínimo a mesma atenção que dispensa para os indicadores financeiros da organização.
Os indicadores que demonstrem a produção de alimentos seguros devem ser cuidadosamente definidos, monitorados, suportados e avaliados criticamente pela direção da empresa.
Tudo o que é medido pode ser melhor gerenciado. Esse principio constitui a base para a implementação de qualquer indicador. A utilização de indicadores é essencial, uma vez que os dados fornecem provas para a ação. Os indicadores de segurança dos alimentos devem ser considerados vitais para empresas da cadeia de alimentos.
Os indicadores de segurança dos alimentos podem ajudar a revelar a realidade dos controles inseridos no processo, aumentando a compreensão do que é necessário, que programas podem ser melhorados, que prioridades podem ser definidas. Eles podem ser ferramentas persuasivas para definições de investimentos e justificativa para revisões do programa de segurança dos alimentos.
Cada empresa deve definir os seus próprios indicadores, não existe um padrão a ser seguido, assim como existe quando falamos em indicadores financeiros ou de gestão de pessoas, mas, existem diretrizes e boas práticas implementadas que podemos seguir ao estruturar os nossos indicadores.
O fundamental é que eles sejam realistas e tragam dados que realmente retratem a situação da produção dos alimentos naquela empresa.
Eles podem ser referidos como uma metodologia que poderia ser utilizada para servir o propósito especifico de uma empresa no que tange a segurança dos alimentos produzidos.
Nos “Princípios e diretrizes para o monitoramento do desempenho dos sistemas nacionais de controle alimentar” do Codex Alimentarius, os indicadores são descritos no contexto dos sistemas nacionais de controle alimentar. O documento recomenda o estabelecimento de tais indicadores para alcançar resultados eficazes para sistemas nacionais de controle alimentar. O documento define os indicadores como:
Variável quantitativa ou fator qualitativo que fornece um meio simples e confiável para medir o desempenho, para refletir as mudanças relacionadas às atividades ou para ajudar a avaliar o desempenho de um programa ou sistema (FAO e OMS, 2017).
Os indicadores de segurança dos alimentos são parâmetros mensuráveis utilizados para avaliar as condições que afetam a segurança dos produtos alimentícios.
Para definir os indicadores que serão implementados e medidos, a organização deve considerar:
Os indicadores de segurança dos alimentos desempenham um papel fundamental na gestão da Segurança dos Alimentos de cada empresa. Desde o controle de temperatura até os testes microbiológicos, cada indicador serve como uma salvaguarda contra potenciais perigos que poderiam comprometer o bem-estar dos consumidores. Ao implementar monitoramento rigoroso e aderência a esses indicadores, a indústria de alimentos passa a de fato gerir o sistema implementado e demonstrar seu compromisso e transparência com a qualidade e segurança dos produtos comercializados.
Uma metodologia que pode ser utilizada na definição dos indicadores estratégicos, aqueles que serão discutidos com a alta direção, é a utilização de uma sistemática onde a equipe de segurança dos alimentos consiga demonstrar o impacto de cada indicador. Deve ser possível correlacionar e rastrear cada indicador estratégico com seus indicadores táticos e operacionais, principalmente os operacionais, que muitas vezes são os monitoramentos realizados no processo de fabricação.
Assim, construir uma matriz ou um painel de bordo, onde seja possível demonstrar essa lógica, fortalecerá a definição e gestão dos indicadores estratégicos.
Importante: é possível ter mais de um indicador operacional ou tático para um indicador estratégico.
Fonte da Imagem: Freepik