APPCC - Etapa 11

APPCC – Etapa 11: 6° Princípio do APPCC

APPCC-Etapa 11: 6° Princípio do APPCC – Validação do Plano APPCC e Procedimentos de Verificação

Por: Keli Lima Neves

De forma resumida, vamos conversar um pouquinho sobre validação e procedimentos de verificação do plano APPCC, focando na etapa 11também conhecida como Princípio 6.

Antes de implementar o plano APPCC, é necessário validar os elementos que garantem o controle dos perigos, como identificação dos perigos, pontos críticos de controle, limites críticos, medidas de controle, monitoramento, ações corretivas e verificação.

Isso envolve revisão científica, modelos matemáticos e orientações confiáveis.

Mudanças que possam afetar a segurança dos alimentos demandam revisões e revalidações do plano APPCC.

Após a implementação do sistema APPCC, estabelecem-se procedimentos para confirmar sua eficácia, abrangendo o cumprimento do plano, controle contínuo de perigos e revisões regulares.

A verificação inclui observações, auditorias, calibração, amostragem e revisão de registros.

Contudo, deve ser conduzida por pessoas não envolvidas em monitoramento ou correções, podendo envolver especialistas externos.

A frequência das verificações deve garantir a eficácia do sistema, com revisões regulares para confirmar a identificação de perigos, medidas de controle adequadas e execução correta de ações.

Em suma, a validação está associada a comprovação de que as medidas de controle, os limites críticos e tudo que foi definido no APPCC são eficazes no controle do perigo significativo, enquanto a verificação tem o papel de avaliar e demonstrar que o monitoramento para garantir que o processo está sob controle e alimentos seguros estão sendo produzidos segue sendo realizado da forma correta e cumprindo o seu papel.

O Codex disponibiliza algumas diretrizes sobre validação.

Veja ainda, a etapa 10.

Tags: No tags

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

dezesseis − quatro =