APPCC-Etapa 11: 6° Princípio do APPCC – Validação do Plano APPCC e Procedimentos de Verificação
Por: Keli Lima Neves
De forma resumida, vamos conversar um pouquinho sobre validação e procedimentos de verificação do plano APPCC, focando na etapa 11também conhecida como Princípio 6.
Antes de implementar o plano APPCC, é necessário validar os elementos que garantem o controle dos perigos, como identificação dos perigos, pontos críticos de controle, limites críticos, medidas de controle, monitoramento, ações corretivas e verificação.
Isso envolve revisão científica, modelos matemáticos e orientações confiáveis.
Mudanças que possam afetar a segurança dos alimentos demandam revisões e revalidações do plano APPCC.
Após a implementação do sistema APPCC, estabelecem-se procedimentos para confirmar sua eficácia, abrangendo o cumprimento do plano, controle contínuo de perigos e revisões regulares.
A verificação inclui observações, auditorias, calibração, amostragem e revisão de registros.
Contudo, deve ser conduzida por pessoas não envolvidas em monitoramento ou correções, podendo envolver especialistas externos.
A frequência das verificações deve garantir a eficácia do sistema, com revisões regulares para confirmar a identificação de perigos, medidas de controle adequadas e execução correta de ações.
Em suma, a validação está associada a comprovação de que as medidas de controle, os limites críticos e tudo que foi definido no APPCC são eficazes no controle do perigo significativo, enquanto a verificação tem o papel de avaliar e demonstrar que o monitoramento para garantir que o processo está sob controle e alimentos seguros estão sendo produzidos segue sendo realizado da forma correta e cumprindo o seu papel.
Adicione um comentário