O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas também é um dos países com o maior índice de desperdício de alimentos.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência das Nações Unidas (FAO).
Segundo dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. Isso te surpreende? O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas infelizmente também é um dos países com o maior índice de desperdício de alimentos.
Uma perda significativa
Esses dados representam uma perda significativa tanto em termos econômicos, já que o desperdício de alimentos no Brasil é estimado em R$ 61,3 bilhões por ano, quanto ambientais e sociais, colocando, assim, o Brasil na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.
Mas por que este número é significativo? Esse desperdício ocorre em diversas etapas da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo. Na produção, os alimentos são perdidos devido a questões como mau planejamento, falta de infraestrutura adequada e problemas climáticos. Na distribuição e comercialização, alimentos são descartados devido a padrões exigentes de aparência e estética, além de problemas logísticos.
Consumo de alimentos
Já no consumo, os alimentos são desperdiçados devido a compras excessivas, falta de planejamento de refeições e descuido com a conservação. Por ano, o desperdício no país chega a 27 milhões de toneladas de alimentos, sendo que 60% deles vêm do consumo no dia a dia das famílias.
Desperdício de alimentos no mundo
Segundo dados da Agência das Nações Unidas (FAO), cerca de 54% do desperdício de alimentos acontece na fase da colheita e manipulação. O restante, 46%, é desperdiçado nas etapas de armazenamento, transporte e consumo.
No Brasil, esses dados alteram um pouco. Cerca de 10% do desperdício acontece no campo, 30% ocorrem na fase de armazenamento e distribuição, enquanto 50% são desperdiçados no transporte. Os consumidores são responsáveis por 10% do total de alimentos desperdiçados.
De acordo com o Relatório do Índice de Resíduos Alimentares 2021, produzido pela ONU, cada habitante do planeta desperdiça, em média, por ano, cerca de 74 kg de alimentos. E não pense que esse desperdício todo só acontece em países ricos. Pelo contrário. Esse é um fenômeno mundial que atinge tantos os países desenvolvidos, como os europeus, até aqueles onde a fome é uma realidade crônica, como acontece na África.
Minimizar desperdícios
Para minimizar o desperdício de alimentos em âmbito doméstico, é possível:
- Optar por alimentos produzidos localmente.
- Aprender a preparar receitas mais sustentáveis, com partes dos alimentos que geralmente são jogados no lixo, como raízes, cascas e sementes.
- Criar grupos para compra e compartilhamento de alimentos.
- Diminuir o volume e aumentar a frequência de compra de alimentos nos mercados, assim você não precisa armazenar grandes quantidades, o que reduz o desperdício.
Você tem feito a sua parte? Tem contribuído para evitar o desperdício de alimentos?
Fonte da Imagem: Freepik
Adicione um comentário