segurança da água

Segurança da água: quais os cuidados o consumidor deve estar atento?

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Você sabia que a água que você bebe deve passar por uma série de análises antes de ser liberada para consumo? E que muitos são os monitoramentos realizados para controlar e garantir a segurança da água que bebemos. O controle de qualidade da água é fundamental nas indústrias, no comércio e em casa. Você já parou para pensar de onde vem a água que você utiliza em casa? Você usa água da rede pública? Tem filtro em casa? Você usa água de poço artesiano?  Sem dúvidas, não podemos desmerecer a importância da água para a vida no planeta Terra (ou planeta água). Porém, é importante garantir que a qualidade da mesma esteja sempre de acordo com as normas e regulamentações para evitar contaminações, que, em alguns casos, podem ser fatais. Acompanhe nosso conteúdo abaixo e saiba a importância da segurança da água.   

Quais as doenças são causadas pela água contaminada?

Veja abaixo algumas doenças:
  • Diarreia por Escherichia coli
  • Amebíase
  • Cólera
  • Leptospirose
  • Disenteria bacteriana
  • Hepatite A
  • Esquistossomose
  • Febre tifoide
  • Ascaridíase
  • Dengue
  • Toxoplasmose
  • Rotavírus

Cuidados que você precisa ter com a água que utiliza

Em casa, o consumidor deve estar atento a aspectos simples como cor e cheiro da água, além de sintomas como diarréia ou vômitos. Primeiramente você precisa identificar a fonte de captação da água que chega na sua casa, se você usa água da rede pública, você pode ter acesso às análises desta água no site da empresa responsável pelo tratamento ou procurar essa informação com a empresa. Se você usa filtro em casa, então, você precisa tomar cuidado com a higienização e manutenção deste filtro, existe uma frequência de substituição do filtro, definida pelo fornecedor que deve ser obedecida para garantir que o filtro está desempenhando seu papel para tornar a água segura. Se você usa água de poço artesiano ou outra fonte de captação própria, então, você é responsável pela segurança desta água e para saber se ela é potável deverá realizar uma análise completa, conforme a Portaria 888 para comprovar a potabilidade da mesma e beber com segurança. Lembre-se que a água pode conter substâncias que podem acarretar em doenças futuras ou imediatas. Ainda, para garantir a segurança da água que você bebe, lembre-se dos reservatórios, estes devem ser conservados íntegros e sempre fechados, além de passar por procedimento de higienização frequente para garantir que esteja sempre limpo para armazenar a água que será consumida em sua residência.

Qual o papel da análise de água?

A análise da água é muito importante, principalmente quando é para consumo humano. Desta forma, podemos garantir que a água distribuída é segura, ou seja, não contém microrganismos ou produtos químicos que possam ser prejudiciais à saúde humana. A análise microbiológica da água é uma das mais importante, pois pode identificar a presença de microrganismos patogênicos, que, se presentes poderão acarretar impacto a saúde das pessoas. Empreendimentos, locais públicos e pessoas físicas que possuem poço artesiano ou outras fontes de captação subterrânea ou superficial,  podem e devem fazer a análise de suas águas. Se você tem dúvidas sobre este assunto, entre em contato conosco!

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

quinze − 14 =