WhatsApp Image 2023-05-18 at 22.37.06

A segurança dos alimentos é assunto de todos

Não importa quem você é ou o que faz, você desempenha um papel importante em garantir que os alimentos sejam seguros para consumo.  

Por: Keli Lima Neves

O SEMEAR, foi criado exatamente por pensarmos desta forma!! “Segurança dos alimentos é assunto de todos” e não existe outra forma de mudarmos hábitos ou de trabalharmos uma cultura de Segurança dos Alimentos positiva sem informação.  

No SEMEAR levamos informação para todos os envolvidos na cadeia de alimentos: indústria, serviço de alimentação e consumidor. Um espaço onde as pessoas encontram informações seguras e na linguagem apropriada. É através do SEMEAR que realizamos projetos que nos tiram da zona de conforto, vamos além, trabalhamos com crianças e adequamos nossa linguagem ao publico com quem falamos. São trabalhos voluntários, realizados por pessoas que tem um objetivo comum “tornar os assuntos sobre segurança dos alimentos possível para todos, contribuir para construção de uma cultura positiva”. 

De acordo com o Guia do Dia Mundial da Segurança dos Alimento para 2023, todos estamos envolvidos de alguma forma na Segurança dos Alimentos que consumimos e o guia traz alguns exemplos:   

Se você trabalha para o governo, você pode estar envolvido: a) na garantia de que os sistemas de controle dos alimentos sejam adequados ao propósito, b) no desenvolvimento de padrões internacionais de segurança e qualidade dos alimentos ou c) na garantia de que as políticas governamentais incluam padrões destinados a proteger o fornecimento de alimentos de seu país. Você também pode estar envolvido em garantir que os consumidores e trabalhadores da indústria de alimentos estejam cientes das regras e regulamentos em vigor e dos perigos de negligenciar os padrões de segurança dos alimentos. Você provavelmente também estará envolvido no incentivo à colaboração multissetorial dentro do sistema de controle de alimentos e na promoção do diálogo ao longo das cadeias de abastecimento de alimentos para garantir que as boas práticas sejam mantidas do campo à mesa. Você pode estar envolvido em mostrar como o governo protege os consumidores por meio de suas atividades de formulação de políticas e estabelecimento de normas e como ele garante o acesso a alimentos seguros por meio de programas de apoio, como merenda escolar ou estabelecimentos públicos de alimentação.  

Se você trabalha em uma indústria ou serviço da cadeia de alimentos, será responsável por garantir que os alimentos (e tudo que entra em contato com eles) sejam seguros. Quer você defina os padrões de qualidade e segurança dos alimentos de sua organização, implemente os padrões de qualidade e segurança exigidos pelas autoridades nacionais ou comunique mensagens de segurança dos alimentos aos funcionários. A segurança dos alimentos e a proteção do consumidor estão em suas mãos. A comunicação das empresas de alimentos é fundamental e tanto a equipe quanto os clientes se beneficiam ao saber e entender como os alimentos permanecem seguros, tanto na fase de produção quanto após a compra.  

A segurança dos alimentos é um fator importante em qualquer local de trabalho. Qualquer local de trabalho precisa garantir que os funcionários possam fazer refeições seguras e saudáveis durante o trabalho. Isso significa definir as políticas para garantir que os padrões de segurança dos alimentos sejam implementados e seguidos, garantindo o acesso a instalações para lavar as mãos, locais limpos para comer e locais adequados para armazenamento de alimentos. Na escola ou faculdade, os jovens precisam aprender sobre segurança dos alimentos e práticas de higiene.  

Todos precisamos de alimentos seguros. Há coisas que você pode e deve fazer ao comprar: armazenar, cozinhar e preparar os alimentos para garantir que permaneçam seguros. O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é uma oportunidade para aprender e fazer mais sobre segurança dos alimentos e compartilhar a mensagem com outras pessoas. 

Indiferente do papel que você ocupa nesta cadeia, fique sempre por aqui, acompanhando os conteúdos do SEMEAR. 

Assista e saiba mais sobre o projeto clicando neste link.

 
 

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

quatro × 5 =