Matéria-2

Alimentos alérgenos: entenda o que são

Alergias: entenda um pouco mais

Fonte: DB Diagnósticos

Alergias são reações exageradas do sistema imunológico a substâncias que, para a maioria das pessoas, não causam sintomas. Os principais sintomas das doenças alérgicas são:

  • Espirros;
  • Coriza;
  • Obstrução nasal;
  • Tosse;
  • Irritação na garganta;
  • Gota pós-nasal (muco escorrendo na parte posterior da garganta)

Quando as alergias aparecem?

Não existe idade determinada para que uma alergia apareça e desenvolva-se. Ao ingerir o alérgeno (como é chamada a proteína que desencadeia a reação alérgica), o organismo protege-se e aciona a liberação de químicos inflamatórios mediados por imunoglobulinas de classe E(IgE). A intensidade dos sintomas varia conforme a suscetibilidade de cada pessoa e a quantidade de alérgeno ingerida.

Leia mais sobre “Alergia alimentar ou intolerância? Quais as diferenças? no Blog Semear.

Como é feito o diagnóstico?

Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito com base nos sintomas e no histórico do paciente. Para que se possa identificar os potenciais causadores das reações alérgicas, são necessários testes cutâneos e exames laboratoriais com dosagens de IgEs específicas.

Alergia alimentar

Os sintomas de alergia alimentar, na maioria dos casos, são leves

Na maioria dos casos os sintomas de alergia alimentar são leves e passam após algumas horas após o uso do medicamento recomendado pelo médico. No entanto, quando a reação do organismo é muito grave, os sintomas podem colocar a vida em risco, já que pode haver sensação de falta de ar e dificuldade para respirar, sendo fundamental que o médico seja consultado. Dessa forma, é importante que seja identificado o alimento responsável pela alergia para que o seu consumo possa ser evitado e, assim, diminuir o risco de complicações. Porém, caso se tenha contato com o alimento causador da alergia, o médico pode indicar o uso de anti-histamínicos para aliviar os sintomas e desconforto.

Qual a diferença entre: alergia, sensibilidade e intolerância?

Fonte: DB Diagnósticos

Os alimentos que causam mais alergias

Fonte: DB Diagnósticos

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

11 − 7 =