KMP_2135

Brincar e aprender sobre segurança dos alimentos

Neste projeto para crianças nas escolas levamos de forma lúdica o mundo da microbiologia e segurança dos alimentos.

No Projeto Semear o nosso objetivo é a construção de consumidores e manipuladores de alimentos conscientes de suas responsabilidades e contribuição para o amadurecimento da cultura de segurança de alimentos na sociedade através da semeadura de informações de qualidade. Por isso, trabalhamos na criação de conteúdo, materiais e cursos para auxiliar as empresas do setor na implementação dessa cultura. 

Acreditamos que a formação da base cultural de uma pessoa vem desde a infância e consideramos uma vertente importante a conscientização e formação de tal pensamento a introdução do tema em Unidades de Alimentação e Nutrição desde os primeiros anos de vida.

Pensando nisso, idealizamos o projeto para crianças nas escolas, em que, de forma lúdica, levamos o mundo da microbiologia e segurança dos alimentos para que brincando, eles possam aprender a importância da manipulação correta dos alimentos.

Projeto para crianças

O projeto aconteceu na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, e em Juiz de Fora, Minas Gerais. Vamos detalhar abaixo todas as etapas desse projeto.

Segurança dos Alimentos para crianças 

No primeiro momento, trabalhamos com as crianças o conceito de Segurança dos Alimentos através de explicação oral. Após a explicação os alunos foram apresentados aos três tipos de contaminação que podem acometer os alimentos: a contaminação física, química e microbiológica, sempre de forma muito lúdica e com materiais criados especialmente para esse projeto.

Exemplo: para que a microbiologia fosse compreendida por eles, a BRQuality desenvolveu bactérias de pelúcia de tamanhos macroscópicos em que as crianças puderam apalpar e assim perceber que elas de fato existem (este material está disponível para venda na Estilo Food Safety). Além disso, levamos outras possibilidades, usando elementos do dia-a-dia das crianças

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de passar uma semana com a bactéria visitante em casa e desenvolvemos um método para acompanhar e tornar divertido e inesquecível esse momento.

A importância da lavagem das mãos

Outra experiência realizada foi com sobre a importância da lavagem correta das mãos.

Aproveitamos para explicar a importância de higienizar as mãos não apenas para manipular alimentos. Para que eles compreendessem a importância, levamos atividades com elementos do dia-a-dia e eles, mais uma vez, aprenderam em meio a diversão!

Cinco chaves para uma Alimentação mais Segura

Neste encontro foram trabalhadas as “Cinco chaves para uma Alimentação mais Segura” da OMS (ref). Para este trabalho contamos com a colaboração de uma  contadora de histórias e uma história criada especialmente para esse projeto que está disponível lá no youtube da BRQuality!! 

Jogos para fixar o conhecimento

Outro material que criamos, foi um jogo da memória com mensagens e ilustrações para que as crianças pudessem trabalhar sobre Segurança dos Alimentos em casa, sempre que quiserem e, dessa forma, propagar o conhecimento para familiares e amigos. 

Outros tantos materiais foram utilizados ao longo dos meses deste projeto, todos criados por artistas e especialistas em segurança dos alimentos. Um material rico e único e uma metodologia testada e aprovada por educadores e profissionais do Food Safety.

Essa foi a nossa experiência nas escolas propagando a cultura de segurança dos alimentos. Assista o vídeo abaixo e saiba mais desse projeto!

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

dezoito − 10 =