concentrated technologist taking necessary notes with help of digital tablet while standing at production department of dairy factory. The inspector carries out control at the cheese factory

Nova Era de Segurança dos Alimentos

Nova Era de Segurança dos Alimentos

Por: Keli Lima.

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio:

O mundo à nossa volta está mudando rapidamente e estamos vivendo uma revolução alimentar. Muitos acreditam que veremos mais mudanças no sistema alimentar durante os próximos 10 anos, do que vimos nas últimas décadas. Os alimentos estão sendo reformulados, novos alimentos e novos métodos de produção alimentar estão sendo realizados, e o sistema alimentar está se tornando cada vez mais tecnológico.

A Nova Era de Segurança dos Alimentos representa uma nova abordagem aproveitando a tecnologia e outras ferramentas para criar um sistema alimentar mais seguro, mais digital, rastreável e moderno. Embora muitos avanços tenham ocorrido e impactado a segurança dos alimentos ao longo da última década, ainda existe um caminho de melhorias e esse caminho varia de acordo com o posicionamento dos países e das empresas envolvidas na cadeia de alimentos.

Novas demandas e realidades mundiais fizeram com que as autoridades americanas buscassem uma abordagem mais inovadora a respeito da segurança dos alimentos. Com isso, a Food and Drug Administration – FDA, órgão federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, que faz um trabalho similar ao da Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa no Brasil, lançou o projeto “New Era of Smarter Food Safety” ou Nova Era do Plano de Segurança dos alimentos mais inteligente. A partir da reformulação dos alimentos e o surgimento de outros, além de novos métodos de produção e o fato do sistema alimentar estar se tornando cada vez mais digitalizado, a FDA propõe uma nova abordagem à segurança dos alimentos, alavancando a tecnologia e outras ferramentas para criar um sistema alimentar mais seguro, digital e rastreável.

Nos estudos conduzidos pela equipe do FDA foi constatado que as taxas de doenças de origem alimentar nos Estados Unidos não mudaram significativamente e o objetivo é dobrar a curva das doenças de origem alimentar, reduzindo o número de doenças. Para isso acontecer, é necessário aumentar a segurança dos alimentos que os consumidores comem diariamente, melhorar a confiança dos consumidores no sistema alimentar, focando na prevenção, avanços na rastreabilidade de alimentos e esforços contínuos para fornecer aos consumidores informações acionáveis e precisas sobre os alimentos que consomem.

Transparência e Responsabilidade

O uso de tecnologias e abordagens novas e emergentes podem reforçar a capacidade de previsão, acelerar a prevenção e a resposta a surtos e melhorar a capacidade de adaptação rápida a crises que possam afetar o abastecimento alimentar.

Mas como podemos fazer isso de forma eficiente?

O FDA acredita que é hora de olhar para o futuro da segurança dos alimentos mais uma vez, com uma abordagem que se baseia no progresso que a FSMA fez na criação de um sistema baseado em risco, normativo orientado para a prevenção, mas que também aproveita o uso de tecnologias novas e emergentes para criar um sistema mais seguro, digital e rastreável.

O FDA reconhece que, a abordagem de segurança dos alimentos, em um mundo em rápida evolução e interconectado, requer recursos e inovação.

A Nova Era foi totalmente pensada, levando em consideração 3 importantes princípios:

Foco nas pessoas

Aumentar a segurança dos alimentos que os consumidores consomem todos os dias, bem como melhorar a confiança do consumidor nos alimentos, esse sistema exigirá maior foco sobre prevenção, avanços na rastreabilidade de alimentos e esforços contínuos para fornecer aos consumidores as informações precisas sobre os alimentos que consomem. Conhecimento científico e regulatório está na raiz da missão com a saúde pública.

Baseado em FSMA

O sistema baseado em prevenção que a FSMA criou é a base do trabalho. Inovação digital e cadeia de suprimentos global complexa e dinâmica vão remodelar o futuro dos alimentos e da segurança deles.

Tecnologia habilitada

O mundo está se tornando cada vez mais digital. Avanços em inteligência artificial, a Internet das Coisas, tecnologias de sensores e blockchain estão melhorando os negócios e processos. As novas tecnologias digitais oferecem o potencial para ajudar a prever e prevenir problemas de segurança dos alimentos e detectar e responder melhor aos problemas quando eles ocorrem.

Os Quatro Elementos Fundamentais

A Nova Era tem como foco trabalhar com quatro elementos fundamentais:

  • Rastreabilidade Tecnológica: explorar novas tecnologias e integrar fluxos de dados para identificar surtos e rastrear a origem de um alimento contaminado até a sua fonte em minutos, ou mesmo segundos, acelerando a resposta quando a saúde pública está em risco.
  • Novos Modelos de Negócio e Modernização do Varejo: com a pandemia as compras online assumiram uma nova importância para os consumidores, com isso, é preciso explorar e adaptar nossa supervisão para ajudar a garantir a segurança de novos ingredientes, novos alimentos e novos métodos de produção de alimentos.
  • Cultura de Segurança dos alimentos: a ciência, a tecnologia e a inovação continuam a evoluir, e devemos pensar constantemente em como evoluímos juntamente com elas, devemos fomentar, apoiar e fortalecer a cultura de segurança dos alimentos. Cultura envolve pessoas e são as pessoas que fazem a segurança dos alimentos.
  • Ferramentas e abordagens mais inteligentes para a prevenção e resposta a surtos: com um melhor rastreamento, nossa capacidade de realizar análises de causa raiz será maior e os resultados deste trabalho podem ser usados para melhor informar a estrutura baseada na prevenção.

A rastreabilidade permitirá que as partes interessadas na cadeia de suprimentos adotem e aproveitem as tecnologias habilitadas digitalmente, possibilitando o compartilhamento de dados, e introduzir abordagens que reduzam consideravelmente o tempo necessário para identificar a origem de um alimento contaminado ligado a uma contaminação e/ou a um surto. Isto também criará a transparência necessária para antecipar e ajudar a prevenir rupturas da cadeia de abastecimento numa emergência de saúde pública, tal como uma pandemia. É necessário encorajar e incentivar a adoção de Novas Tecnologias pela Indústria, promovendo e destacando os benefícios abrangentes da rastreabilidade tecnológica na indústria alimentícia.

É necessário também identificar a Causa Raiz, colaborando com as partes interessadas federais, estaduais, industriais, de consumo e acadêmicas para avançar, padronizar e socializar protocolos de análise de causa raiz para a segurança alimentar.

O FDA não pode embarcar nessa jornada sozinho e, para ter sucesso, é importante que as empresas da cadeia de alimentos e empresas de tecnologia, assim como as agências governamentais e os consumidores, se unam, pois o nosso trabalho e nossas vidas podem ser diferentes se aproveitarmos as ferramentas e tecnologias, bem como abordagens modernas, para mudar a forma como lidamos com a segurança dos alimentos

Não importa se você é um produtor ou regulador de alimentos, ou se você está no governo, indústria ou universidades, no final das contas somos todos consumidores.

 

Fonte: NEW ERA OF SMARTER FOOD SAFETY – FDA’S BLUEPRINT FOR THE FUTURE https://www.registrarcorp.com/fda-food/food-safety/harpc-plan/?lead_source=Google%20Ad&matchtype=p&device=c&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=food%20safety%20plan&utm_content=108520543324&utm_campaign=10844806514&hsa_acc=2630942621&hsa_cam=10844806514&hsa_grp=108520543324&hsa_ad=515795876056&hsa_src=g&hsa_tgt=kwd-329056520137&hsa_kw=food%20safety%20plan&hsa_mt=p&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=CjwKCAjwitShBhA6EiwAq3RqAypnVlHLD938c-MJXVDqRw8GDTMbyEudIJd8sCK6SFt_shlw66XvKRoCiyMQAvD_BwE

Leia mais sobre a segurança de alimentos: https://semearfoodsafetyculture.com.br/cultura-para-qualidade-e-seguranca-dos-alimentos/

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

12 − 8 =