aprendizagem

O processo de aprendizagem humana

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Desde quando somos crianças passamos por vários processos de aprendizagem, isso por que aprender é fundamental em todas as etapas da vida, e deve ser uma ação constante. A aprendizagem é o processo pelo qual os conhecimentos, competências, habilidades, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Quando estamos acostumados a fazer algo há muito tempo é comum a resistência pelo novo, afinal de contas, sair da zona de conforto gera desgastes físicos e mentais. O processo de aprendizagem envolve um caminho neurológico, que inclui etapas e maneiras diferentes em cada indivíduo.   

Características da aprendizagem

 
  • Aprendizagem é prática e persistência
  • A aprendizagem produz mudanças duradouras
  • A aprendizagem é transferível para demais situações
 

As influências

 

A motivação

Como em qualquer situação do cotidiano, o ser humano tem a tendência a se motivar mais por algo se aquilo for de seu interesse. Quando motivado, o indivíduo se dedica e empenha seus esforços em dar o seu melhor.   

Conhecimentos anteriores

Os conhecimentos anteriores que um indivíduo possui sobre um assunto podem condicionar a aprendizagem. Uma nova aprendizagem só se concretiza quando o material novo está relacionado com os conhecimentos e saberes que se possui.  

Colaboração 

Dentro do processo de aprendizagem, algumas situações são melhor resolvidas se há parceria entre os colaboradores. A aprendizagem cooperativa, ao implicar a interação e a ajuda mútua, possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz e elaborada.

O processo de aprendizagem dentro da organização 

O processo de aprendizagem pode ser dificultado por uma série de ameaças como ideologias, estruturas rígidas, padrões de desempenhos, pressões por legitimação ou justificação e forças ambientais. Neste contexto, o processo de aprendizado nas organizações pode ser facilitado quando o gestor assume um papel de mediador , respeitando os valores e a experiência daqueles que compõem a organização.  Cerca de 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências. Dentro de uma organização, o processo educativo é importante para buscar inovação e constante desenvolvimento, mirando nos objetivos e resultados da empresa.   

O processo de aprendizagem dentro da cultura de segurança dos alimentos

  No setor que envolve a segurança de alimentos existem regras e parâmetros que devem ser seguidos para que toda a produção de produtos seja realizada da maneira correta e que atenda as necessidades e normas estabelecidas. Porém, em muitos casos essas regras sofrem variações por motivos como troca de fórmulas, ingredientes, métodos, etc. Nesse momento, os colaboradores devem receber ensinamentos para reorganizar a fabricação e inspeção dos alimentos, portanto, cabe ao líder da equipe levar treinamentos adequados para atender as novas regras Como já dito anteriormente, o líder deve entender que o processo de aprendizagem é único em cada indivíduo, dessa forma, ele deve ajudar cada colaborador a compreender as novas regras, reforçando o processo educativo de forma gradual, incentivando a toda equipe.  Como resultado, com colaboradores engajados e determinados a aprender, a organização consegue prosperar e se manter unida. Gostou? Assista aos vídeos sobre esse tema e a cultura de segurança de alimentos em nosso canal.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

vinte − 14 =