Untitled design (12)

O que é a análise microbiológica em alimentos?

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade! Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Equipe Moova e Keli Lima #segurançadosalimentos   Os alimentos que consumimos todos os dias podem ser contaminados por microrganismos durante o processo de produção e embalagem e em qualquer etapa do seu desenvolvimento e distribuição. Esses microrganismos podem ser patogênicos e representar uma ameaça à saúde humana. Portanto, a análise microbiológica de alimentos é essencial para garantir a segurança dos alimentos consumidos pelos consumidores.  

O que é a análise microbiológica ?

  A análise microbiológica pode ser feita tanto em alimentos, quanto na água, ela faz parte do controle sanitário e da qualidade do produto. Por meio de um sistema técnico de alta performance, as análises microbiológicas de alimentos são realizadas por profissionais técnicos qualificados na área. A análise microbiológica de alimentos nada mais é do que a identificação detalhada de estruturas invisíveis a olho nu. Uma das principais prioridades e funções da avaliação é aumentar a confiança do usuário no perfeito estado do alimento.   As análises microbiológicas devem atender às legislações específicas, que são utilizadas para a comprovação da inocuidade dos alimentos, como é o caso da RDC n°331 e IN n° 60, de 23 de Dezembro de 2019, regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos prontos para oferta ao consumidor, que traz os padrões microbiológicos a ser seguido pelos fabricantes de alimentos, além é claro de outras legislações específicas para diferentes produtos e o programa de segurança dos alimentos (APPCC) da empresa.

Qual a importância da análise microbiológica dos alimentos ?

  A análise microbiológica evita que alimentos contaminados sejam enviados ao mercado e que poderão culminar em doenças alimentares. Caso ela não seja feita, o consumidor pode ser privado de uma informação essencial para o consumo do alimento, comprometendo sua saúde e a confiabilidade do produtor.   Os programas de Segurança dos Alimentos trouxeram uma nova abordagem para a necessidade de análises de produtos e estas análises atualmente não possuem mais o objetivo de liberar ou não um lote de produto para consumo, mas, são ainda essenciais, para qualquer programa de Segurança dos alimentos, pois são elas que em inúmeras situações servem de verificação, demonstrando que os controles e monitoramentos adotados pela empresa estão em conformidade e garantindo a produção de alimentos seguros. Saiba mais sobre a identificação de perigos nos alimentos   

Vantagens da análise microbiológica em alimentos

  Além de auxiliar na adequação do alimento caso tenha algum aspecto instável e nocivo, também são realizadas análises para garantir que o consumidor final receba alimentos de alta qualidade. O laboratório é o responsável pelo serviço eficiente estabelecido de acordo com as principais normas e regulamentos determinados pelo departamento de fiscalização.  

Qual a importância dos microrganismos nos alimentos ?

  Os microrganismos causam alterações benéficas em um alimento quando eles modificam as características originais do alimento e transforma em um novo alimento. A este grupo pertencem aqueles microrganismos que são intencionalmente adicionados aos alimentos para que determinadas reações químicas sejam realizadas. Um exemplo são os microrganismos utilizados na fabricação de alimentos fermentados, como por exemplo: queijos, vinhos, cervejas e pães.   Os microrganismos que causam alterações químicas prejudiciais são aqueles que causam a deterioração do alimento. A deterioração resulta em alterações de cor, odor, textura e aspecto do alimento. Estas alterações são consequências da atividade metabólica natural dos microrganismos, que estão apenas tentando perpetuar a espécie, utilizando o alimento como fonte de energia.   E temos ainda os microrganismos patogênicos e estes são aqueles que quando presentes nos alimentos, poderão causar prejuízos a saúde do consumidor.  

A cultura de Segurança dos Alimentos e as Análises microbiológicas

As análises microbiológicas são aliadas importantes para a construção de uma Cultura de Segurança dos alimentos positiva, é importante que os colaboradores entendam sobre microbiologia de uma forma apropriada à atividade que desempenham. Uma linguagem e metodologia correta deve ser usada para que os colaboradores sejam envolvidos neste assunto na dimensão necessária para que cada um se comprometa para garantir o controle de contaminações microbiológicas.  

Como a BRQuality e o SEMEAR podem te ajudar ?

  Nossa equipe está capacitada para lhe ajudar a falar sobre este tema com seus colaboradores, melhorando o engajamento e comprometimento de cada individuo com a Segurança dos Alimentos produzidos.   Se você é um gestor da área de Segurança dos alimentos e está precisando de ajuda para engajar sua equipe ou para trabalhar esse tema, nossa equipe conta com treinamentos específicos e mentorias que poderão lhe ajudar na construção de treinamentos, orientações e processos para trabalhar na construção de uma cultura de Segurança dos alimentos positiva. Preparado para atender o mercado de alimentos, o laboratório da BRQuality conta com uma equipe altamente capacitada e excelente estrutura, onde os equipamentos são qualificados e calibrados, e as metodologias adotadas são oficiais e referenciadas. Faça já a sua análise conosco !   Garantimos a confiabilidade em nossos resultados, buscando continuamente a satisfação de nossos clientes e a segurança dos colaboradores, sempre respeitando o meio ambiente e a sociedade. A confiança do cliente é o nosso foco.   Clique na imagem e solicite um orçamento  análise microbiológica  

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

dezessete + doze =