clean-eggs-washing-205784110-730x407

Preciso lavar os ovos ou não antes de colocá-los na geladeira?

Não é preciso lavar os ovos antes de colocá-los na geladeira porque eles já vêm com uma película natural que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismo.

Fonte: Alimentos sem mitos

Ao comprar ovos você já ficou com aquela dúvida: “será que antes de guardar devo higienizar ou não?”. Se sim, este artigo é para você! Para evitar contaminação, já que os ovos são ingredientes muito presentes na cozinha, com eles, podemos fazer receitas diversas, como bolos, suflês, mousses e outras coisas, é necessário se atentar a essas informações.

Não é preciso lavar os ovos antes de colocá-los na geladeira porque eles já vêm com uma película natural que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismo, de acordo com o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), Uelinton Pinto. 

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo. Tem até quem use água sanitária, mas não é preciso”, acrescenta.

Como os ovos são higienizados em outros países:

 Nos Estados Unidos, os produtores higienizam os ovos antes de serem colocados à venda. Porém, os ovos vendidos naquele país são comercializados refrigerados, justamente para evitar a multiplicação microbiana. 

Na Europa essa prática não é adotada. 

No Brasil não há uma legislação que obrigue produtores ou comerciantes a higienizarem o produto, mas há estabelecimentos que lavam os ovos antes de vendê-los, já que muitos consumidores tendem a rejeitar o produto se constatarem sujeira na casca. Alguns produtores, além de lavar os ovos, aplicam uma película artificial para manter a proteção. 

 

Leia mais sobre Como higienizar suas mãos

Como armazenar os ovos:

De qualquer forma, o ideal é, ao adquirir os ovos, mantê-los na geladeira para melhor conservar o produto, e evitar consumi-los crus ou malcozidos. O aquecimento correto elimina as bactérias patogênicas que porventura contaminem o produto. Na hipótese do consumidor adquirir os ovos diretamente do produtor, e caso eles contenham excesso de sujeira, penas de aves e afins, o pesquisador aconselha que se retire o excesso com um papel descartável (papel toalha ou guardanapo) antes de guardá-los na geladeira.

Conservação adequada é a chave para um alimento seguro!

 
 
 

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

três × 5 =